Quase lá: “Crises econômicas e pandemia destacam necessidade de repensar o papel do Estado”, diz Esther Dweck

Ministra ressaltou a relevância de revisitar e ampliar as capacidades estatais, aprendendo com os eventos históricos recentes

Esther Dweck (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil)

 

Durante o evento “States of the Future” (Estados do Futuro), coordenado pelo Ministério brasileiro da Gestão e Inovação nos Serviços Públicos (MGI) no Rio de Janeiro, a ministra Esther Dweck apontou as crises de 2008 e a pandemia de covid-19 como momentos críticos que demonstraram a necessidade de um papel fortalecido do Estado. O encontro faz parte da programação do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento do G20, com atividades que ocorrem até sexta-feira (26), reunindo especialistas internacionais, representantes governamentais, sociedade civil, academia e setor privado.

Esther Dweck ressaltou a relevância de revisitar e ampliar as capacidades estatais, aprendendo com os eventos históricos recentes. A ministra mencionou que o consenso sobre a importância do Estado em superar desafios contemporâneos está em crescimento, destacando a importância da proteção social e da governança global nas discussões do G20. O evento também abordará o papel das tecnologias emergentes e a inteligência artificial no desenvolvimento social global, conforme apontado no relatório Signals Spotlight 2024 do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Na mesma linha, José Graziano da Silva, diretor do Instituto Fome Zero, falou sobre o combate à fome como uma prioridade política que pode levar à erradicação da fome até 2030. Ele destacou a relevância de políticas governamentais eficazes e a necessidade de uma maior cooperação internacional, exemplificando com a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que será endossada pelos países-membros do G20.

Fonte: Brasil 247 - https://portalverdade.com.br/crises-economicas-e-pandemia-destacam-necessidade-de-repensar-o-papel-do-estado-diz-esther-dweck/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...