Quase lá: Escolhida por Tebet, economista Luciana Servo assume o Ipea

Ela é a terceira mulher a comandar o instituto, cuja função é de realizar estudos sociais e econômicos, dando apoio técnico e institucional ao governo em políticas públicas.

Por g1 — São Paulo


Luciana Servo será nova presidente do Ipea — Foto: Helio Montferre/Ipea

 

A economista e servidora de carreira Luciana Servo é a nova presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Sua nomeação foi publicada na edição desta quarta-feira (15) do "Diário Oficial da União (DOU).

O Ipea é uma fundação pública vinculada à pasta comandada por Tebet. O instituto tem como função realizar pesquisas e estudos sociais e econômicos, dando apoio técnico e institucional ao governo na avaliação, formulação e acompanhamento de políticas públicas.

Em nota na ocasião, a ministra ressaltou o papel do Ipea e do IBGE, dois órgãos vinculados à sua pasta, no auxílio ao planejamento das políticas do governo.

 

"Que Brasil somos? É o IBGE que faz o retrato. A segunda pergunta é: qual Brasil queremos ser? Brasil que garanta educação de qualidade, que ninguém fique nas filas de hospital. Esse é o papel do Ipea, ele pega o Brasil que a gente quer e esmiúça", disse Tebet.

Servo será a terceira mulher a comandar o Ipea. A primeira foi Aspásia Camargo, entre 1993 e 1995, e a segunda, Vanessa Petrelli Corrêa, presidente interina em 2012.

Perfil

Luciana Mendes Santos Servo é doutora em economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestre, também em economia, pela Universidade de São Paulo (USP).

É servidora do Ipea desde 1998. Nos últimos anos, vinha trabalhando em projetos focados na saúde, como “Avaliação de políticas de saúde”, “Prioriza SUS”, “Contas SHA para o Brasil” e “Conta Satélite de Saúde”.

A pesquisadora também é coautora de relatórios do Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (Cmap) do governo federal.

O Ministério do Planejamento e Orçamento foi recriado neste ano pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No governo anterior, as funções ficavam dentro do Ministério da Economia.

 

fonte: https://g1.globo.com/economia/noticia/2023/02/15/escolhida-por-tebet-economista-luciana-servo-assume-o-ipea.ghtml

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...