Quase lá: Machismo e ignorância ganham aplausos em igrejas. Artigo de Edelberto Behs

"Em pleno 2024, o pastor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha, a mesma da ex-ministra e senadora Damares Alves, que via Jesus na goiabeira, disse, em culto, alertando pais, e ainda por cima aplaudido, que não enviassem seus filhos à universidade. 'Vai vender picolé na garagem' que é melhor, recomendou. Filha, então, é criada para ser mulher santa, família, cheia de Deus, mas jamais para 'virar vagabunda', o que vai acontecer se ela for universitária", escreve Edelberto Behs, jornalista.

 

IHU - Instituto Humanitas Unisinos - 26/6/2024

Eis o artigo.

O Brasil tem figuras que simplesmente cabem melhor nos séculos XVIII ou XIX, mas estão longe do século XXI. Dizem cada bobagem e defendem heresias de fazer corar Jesus junto ao poço com a mulher samaritana. E tem, inclusive, representação no Congresso com uma bancada forte, a evangélica, que defende castigo maior para a mulher estuprada do que pena ao estuprador.

Em pleno 2024, o pastor André Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha, a mesma da ex-ministra e senadora Damares Alves, que via Jesus na goiabeira, disse, em culto, alertando pais, e ainda por cima aplaudido, que não enviassem seus filhos à universidade. “Vai vender picolé na garagem” que é melhor, recomendou. Filha, então, é criada para ser mulher santa, família, cheia de Deus, mas jamais para “virar vagabunda”, o que vai acontecer se ela for universitária.

Numa toada um pouco diferente, mas machista como Valadão, referida em outro período, foi a recomendação do bispo Edir Macedo, da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). Ao apresentar sua família, num culto, defendeu que nenhuma mulher deveria estudar mais que o marido, porque a mulher não pode ser a cabeça da família. Onde isso acontece, o casamento está fadado ao fracasso e à infelicidade. Mulher nessas condições serve a si mesma e não a Deus.

A IURD está relacionada, inclusive, a partido político, o Republicano, liderado pelo bispo Marcos Pereira, e tem 565,3 mil filiados. No Congresso Nacional, conta com uma bancada de 41 deputados e quatro senadores. Integra, evidentemente, a bancada evangélica, aquela que condena a mulher que engravida de um estupro, mas que fecha os olhos para o estupro de meninas, adolescentes, praticado por pastores.

É surrealismo em demasia, que busca embasamento em passagens bíblicas, escolhidas de modo a sustentar o seu fundamentalismo, sem qualquer correlação com o contexto da época em que foram colhidas e os tempos atuais. Esses pastores deveriam, de forma coerente, deixar de usar energia elétrica e recorrer a lampiões, esquecer seus carrões, ou até mesmo aviões, e recorrer a mulas e cavalos.

Leia mais

fonte: https://www.ihu.unisinos.br/640727-machismo-e-ignorancia-ganham-aplausos-em-igrejas-artigo-de-edelberto-behs

 

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...