O prefeito de Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná, Hissam Hussein Dehaini (Cidadania), de 65 anos, se casou com uma adolescente de 16 anos e, no dia seguinte, nomeou a sogra como secretária de Cultura e Turismo da cidade.
O casamento entre o chefe do Executivo do município e a jovem Kauane Rode Camargo ocorreu no dia 12 de abril. Ela é estudante em uma escola cívico-militar e foi eleita segunda princesa teen em 2022.
Apesar de ser menor de idade, Kauane pode se casar, porque, no Brasil, o matrimônio se torna válido a pessoas acima de 16 anos (neste caso, desde que com consentimento dos pais).
Este é o terceiro casamento de Dehaini, que exerce seu segundo mandato como prefeito da cidade paranaense.
No dia 13 deste mês, Marilene Rode, de 36 anos e mãe de Kauane, foi nomeada secretária de Cultura e Turismo. Antes, ela exercia a função de diretora-geral da mesma pasta.
A reportagem procurou a prefeitura do município a respeito da nomeação e aguarda retorno.
A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?
Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.