Quase lá: Ministra das Mulheres participa do lançamento de projeto para impulsionar candidaturas femininas

'Não é possível avançar em políticas públicas se as mulheres não estiverem à frente dos municípios', afirmou a Ministra

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |

Lançamento do Projeto Elas por Elas no PT da Paraíba. - Ascom PT-PB

 

O lançamento do projeto Elas por Elas na Paraíba, na sede do PT da Paraíba, contou com a presença da Ministra das Mulheres, Aparecida Gonçalves, na última sexta-feira (26/04). A atividade foi organizada em conjunto pela Secretaria Estadual das Mulheres do PT da Paraíba, a Secretária de Finanças do PT/PB, a Direção Estadual do PT da Paraíba e a assessoria da Ministra. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Mulheres do PT, em parceria com as Secretarias estaduais de Mulheres do PT, e visa promover o empoderamento e inclusão de mulheres na política. 


Lançamento do Projeto Elas por Elas na sede do PT da Paraíba. / Ascom PT-PB

Durante o lançamento, a Ministra Aparecida Gonçalves expressou seu apoio incondicional à iniciativa e ao projeto, ressaltando a importância de políticas públicas efetivas para promover a igualdade de gênero e combater a violência contra as mulheres.

“Sem igualdade, as mulheres têm de ficar em casa, lavando, passando, cozinhando, porque não nos querem nos espaços públicos, não nos querem nos espaços de trabalho e nem nos espaços de poder. Essa é a realidade”, destacou a ministra.
 
A ministra enfatizou que nas eleições deste ano, o debate precisa ser feito para que os e as candidatas tenham, em suas propostas de campanha, a criação de secretarias de mulheres. “Um espaço específico de política para as mulheres”, continuou.

Cida Gonçalves ressaltou ainda que não é possível avançar em políticas públicas se as mulheres não estiverem à frente dos municípios. “É lá que as mulheres sofrem violências, onde acontecem os estupros e as meninas ficam grávidas”, pontuou. 

O projeto Elas por Elas é o maior projeto político-partidário para inclusão de mulheres na política em toda a América Latina, e foi idealizado pela Secretaria Nacional de Mulheres em 2018. Ele surge como uma resposta às desigualdades de gênero ainda presentes em nossa sociedade, buscando criar oportunidades e ampliar o espaço das mulheres nos espaços políticos e de poder.

A iniciativa visa potencializar as candidaturas de mulheres para que elas tenham êxito na disputa eleitoral, e dessa forma seja possível ampliar a bancada feminina em todo o Brasil e fortalecer o projeto das mulheres do PT.  Entre as diversas ações estão as capacitações, acompanhamento e suporte para as mulheres pré-candidatas nas eleições.

A secretária nacional de mulheres do PT, Anne Moura, destacou que o Governo do presidente Lula é feito pelas mãos das mulheres. “Pela primeira vez temos uma grande presença de ministras. Além disso, temos esse ano o desafio grande de eleger mais mulheres para prefeitas, vice-prefeitas e vereadoras. Não podemos esquecer que continuamos sob a ameaça do golpe”, lembrou a secretária nacional. 

Para as mulheres da Paraíba, o lançamento do projeto Elas por Elas representa não apenas um momento de união e troca, mas também uma fonte de inspiração e empoderamento. É um lembrete de que juntas, mulheres podem conquistar grandes feitos e transformar realidades.

 

Priscila Kelly, Secretária Estadual das Mulheres do PT, enfatiza que o desde 2018 vem ampliando e fortalecendo a participação das mulheres do PT nos espaços de poder,  parlamento, gestão e partidário. 

 

“O projeto dá a oportunidade de formações, orientações e suporte político. Nessas eleições de 2024 nossa meta é eleger várias mulheres do PT, vereadores, vice-prefeitas e prefeitas na Paraíba inteira. Mulheres que possam nos representar com seus mandatos e construir políticas públicas a partir das nossas realidades” destacou a dirigente estadual. 

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Heloisa de Sousa

 

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2024/04/29/ministra-das-mulheres-participa-do-lancamento-de-projeto-para-impulsionar-candidaturas-femininas

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...