Quase lá: Seminário discute propostas para Política Nacional de Cuidados

Evento receberá pesquisadoras e ativistas de movimentos sociais que discutem o tema

Publicado em 29/11/2023 20h12 Atualizado em 30/11/2023 19h05 - Gov.br
 

 

Nos dias 6 e 7 de dezembro, em Brasília/DF, o Ministério das Mulheres realizará o Seminário Nacional Política Nacional de Cuidados: caminhos para a garantia da autonomia econômica das mulheres. O objetivo do encontro é contribuir com os debates e entendimentos para a construção de uma Política Nacional de Cuidados que reduza a sobrecarga enfrentada pelas mulheres, que acumulam as atividades profissionais com o trabalho de cuidado com a família. 

Entre as palestrantes convidadas está a pesquisadora Helena Hirata, socióloga do trabalho e do gênero de renome internacional, diretora de pesquisa emérita do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS), da França, que vai tratar da divisão sexual do trabalho no Brasil e os desafios para uma Política Nacional de Cuidados.

O evento também terá painéis que discutirão os impactos e significados do trabalho reprodutivo na vida das mulheres e os desafios na elaboração de uma política nacional na perspectiva das demandas por cuidados. Todos os temas  serão abordados e debatidos por pesquisadoras e ativistas de movimentos de mulheres e feministas.

As inscrições para participação do público e credenciamento de imprensa podem ser feitas neste link.

Serviço:

Seminário Nacional Política Nacional de Cuidados: caminhos para a garantia da autonomia econômica das mulheres

Data: 6 e 7 de dezembro

Local: Auditório Jeanine Maria Felfili, UnB, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Asa Norte, Brasília-DF.

Realização: Ministério das Mulheres

Apoio: UnB - Universidade de Brasília

 

Programação

 

6 dezembro de 2023

14h | CREDENCIAMENTO

14h30 | MESA DE ABERTURA

16h - 18h | PAINEL 1: DIVISÃO SEXUAL DO TRABALHO NO BRASIL: DESAFIOS PARA UMA POLÍTICA NACIONAL DE CUIDADOS

Moderação: Neuza Tito, Diretora de Segurança do Trabalho e Renda do Ministério das Mulheres

  • Helena Hirata, diretora de pesquisa emérita do CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) no laboratório CRESPPA - equipe CTM (Genre, Travail, Mobilités) associado às Universidades de Paris 8-Saint-Denis e Paris 10-Nanterre.

7 dezembro de 2023

9h | PAINEL 2: O TRABALHO REPRODUTIVO: IMPACTOS E SIGNIFICADOS NA VIDA DAS MULHERES

Moderação: Letícia Péret, EPPGG/MG, mestra em Sociologia pela UFMG, Especialista em Políticas de Cuidado pela CLACSO e integrante da coordenação estadual da Marcha Mundial das Mulheres em Minas Gerais.

  • Maria Betânia D'Avila, socióloga, doutora em Sociologia pela UFPE. Atualmente é coordenadora geral e pesquisadora do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia.

  • Clarisse Paradis, mestre e doutora em Ciência Política pela UFMG, professora na UNILAB. Integra o FEMPOS - Grupo de Pesquisa Feminismos, Pós-Colonialismos e Epistemologias Anti-Hegemônicas, da UNILAB, e o Centro de Estudos Republicanos Brasileiros, da UFMG.

  • Givânia Maria da Silva, educadora quilombola, mestra em Políticas Públicas e Gestão da Educação e doutora em Sociologia pela UNB, foi vereadora por 2 mandatos e é uma das fundadoras da Coordenacão Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas.

12h30 - 14h | Almoço

14h | PAINEL 3: DEMANDAS POR CUIDADO: DESAFIOS NA ELABORAÇÃO DE UMA POLÍTICA NACIONAL

Moderação: Representante do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

  • Luiza Batista, coordenadora nacional da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas.

  • Mazé Moraes, coordenadora da Marcha das Margaridas e da Secretaria de Mulheres da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura.

  • Karla Hora, doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR, mestra em Geografia pela UFG e atualmente professora na UFG. Foi Diretora de Políticas para Mulheres do Ministério do Desenvolvimento Agrário (10/2012-03/2015).

17h | PAINEL DE ENCERRAMENTO

  • Rosane da Silva, Secretária Nacional de Autonomia Econômica do Ministério das Mulheres.

 

Atendimento exclusivo à imprensa:

Assessoria Especial de Comunicação do Ministério das Mulheres

Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Tel.: (61) 2027-3676/3629 

fonte: https://www.gov.br/mulheres/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2023/novembro/seminario-discute-propostas-para-politica-nacional-de-cuidados

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...