Quase lá: Reunião ministerial do Grupo de Trabalho de Empoderamento de Mulheres do G20 acontece nesta sexta-feira (11) em Brasília

Evento pode marcar a primeira declaração na história do G20 sobre igualdade de gênero. Ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, fará briefing à imprensa na sexta-feira, 12h30

Ministério das Mulheres

Publicado em 07/10/2024 15h45

cida onu csw2024

Depois de quatro reuniões técnicas - em janeiro, maio, julho e outubro de 2024 - acontecerá, na próxima sexta-feira (11), o encontro final de ministras e ministros de políticas para mulheres dos países membros e convidados do G20. Estreante, o Grupo de Trabalho de Empoderamento de Mulheres (EWWG, em inglês) foi criado durante a presidência da Índia em 2023 e tornou-se uma das grandes novidades para a presidência brasileira.

Sob coordenação do Ministério das Mulheres, o GT pautou a igualdade através da autonomia financeira de mulheres e política de cuidados; o enfrentamento a todos os tipos de violência contra mulheres, principalmente à misoginia facilitada pela tecnologia, e a ação climática com perspectiva de gênero.

Na terça e quarta-feira (08 e 09), as delegações realizarão a última reunião técnica do GT sob a presidência brasileira para tratar dos últimos detalhes para a declaração ministerial e a expectativa é que a aclamação ocorra na sexta-feira (11).

Briefing à imprensa

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e a Secretária-Executiva do Ministério das Mulheres e coordenadora (Chair) do GT de Empoderamento de Mulheres, Maria Helena Guarezi, farão atendimento à imprensa presencialmente às 12h30 de sexta-feira (11/10) no Serpro para apresentar o balanço e os consensos sobre a Declaração Ministerial.

Faça seu credenciamento aqui (escolha o evento “Women Empowerment Ministerial Meeting).

Evento paralelo

Na quinta-feira (10), a partir das 09h, será realizado o Evento Paralelo: a integração da perspectiva de gênero no G20, fruto de parceria do Ministério das Mulheres com o Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF). O evento acontecerá no Hotel Meliá Brasil 21, no Setor Hoteleiro Sul de Brasília.

O evento é fechado para o público inscrito das reuniões técnicas e contará com a presença da ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, e da primeira-dama do Brasil, Janja Lula da Silva.

Confira a programação clicando aqui.

Serviço: Coletiva de Imprensa com o Balanço da Reunião Ministerial do Grupo de Trabalho de Empoderamento de Mulheres do G20

Dia: 11 de outubro de 2024

Hora: 12h30

Local: Sede do G20 - Prédio do Serpro Regional Brasília - Módulos E, G e V Via L2 Norte SGAN 601 - Asa Norte, Brasília-DF.

Atenção: A entrada dos jornalistas será pela portaria do Serpro em frente à Casa da Mulher Brasileira, na SGAN 601.

Para mais informações, entre em contato com: 
 
Dandara Lima 
Assessora de Imprensa e Comunicação do Ministério das Mulheres 
(61) 98102-1234

 

fonte: https://www.gov.br/mulheres/pt-br/central-de-conteudos/noticias/2024/outubro/reuniao-ministerial-do-grupo-de-trabalho-de-empoderamento-de-mulheres-do-g20-acontece-nesta-sexta-feira-11-em-brasilia


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...