Quase lá: Curso reflete sobre questões de gênero na educação

Utilizando a perspectiva fenomenológica existencial de Simone de Beauvoir, ministrante discutirá pluralidade de identidades e reivindicações femininas

https://jornal.usp.br/?p=778699

Publicado: 05/07/2024 - Jornal da USP
Por

 

usp curso genero educacao

 

O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 5 de agosto o curso gratuito Filosofia, gênero e educação: questões para a ação. Ministrado pela pesquisadora Juliana Oliva, é dividido em seis encontros presenciais, sempre às segundas-feiras, das 15 às 18 horas. Com 150 vagas, as inscrições on-line no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link https://e.usp.br/qpt até 26 de julho.

O curso pretende apresentar uma bibliografia e questões filosóficas para reflexão e discussão sobre algumas questões de gênero no campo da educação. Além de mostrar a perspectiva fenomenológica existencial de Simone de Beauvoir, a ministrante discutirá a pluralidade de situações, de identidades e reivindicações femininas. Segundo Oliva, “a partir do conceito de gênero no campo da educação, refletiremos sobre as possibilidades de rompimento com a intersubjetividade hierárquica e a binaridade, bem como a troca de experiências atravessadas por marcas de gênero em nossa formação e atuação”.

Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.

Programação

5 de agosto
Situação, identidade e reivindicações

12 de agosto
Situação, identidade e reivindicações

19 de agosto
A categoria “Mulher” em O segundo sexo e o conceito de gênero

26 de agosto
Educação e gênero

2 de setembro
Da proposta pedagógica da trans-pedagogia

9 de setembro
Da proposta pedagógica do erotismo

Quem é Juliana Oliva

Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2018), iniciou trabalho de pesquisa em Simone de Beauvoir no mestrado na Universidade São Judas Tadeu (2013) com o estudo das noções de identidade e reciprocidade no ensaio O segundo sexo, entre outros trabalhos.

Serviço

Curso “Filosofia, gênero e educação: questões para a ação” com Juliana Oliva

Onde  |  Centro MariAntonia da USP

Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.

Quando | De 5 de agosto a 9 de setembro de 2024, segundas-feiras das 15 às 18 horas

Quanto | Gratuito

Vagas | 150 vagas presenciais com certificado  Inscrições | pelo sistema Apolo https://e.usp.br/qpt  (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)

 

fonte: https://jornal.usp.br/cadernodecultura/curso-genero-na-educacao/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...