Utilizando a perspectiva fenomenológica existencial de Simone de Beauvoir, ministrante discutirá pluralidade de identidades e reivindicações femininas
https://jornal.usp.br/?p=778699
O Centro MariAntonia da USP realiza a partir de 5 de agosto o curso gratuito Filosofia, gênero e educação: questões para a ação. Ministrado pela pesquisadora Juliana Oliva, é dividido em seis encontros presenciais, sempre às segundas-feiras, das 15 às 18 horas. Com 150 vagas, as inscrições on-line no sistema Apolo da USP são realizadas pelo link https://e.usp.br/qpt até 26 de julho.
O curso pretende apresentar uma bibliografia e questões filosóficas para reflexão e discussão sobre algumas questões de gênero no campo da educação. Além de mostrar a perspectiva fenomenológica existencial de Simone de Beauvoir, a ministrante discutirá a pluralidade de situações, de identidades e reivindicações femininas. Segundo Oliva, “a partir do conceito de gênero no campo da educação, refletiremos sobre as possibilidades de rompimento com a intersubjetividade hierárquica e a binaridade, bem como a troca de experiências atravessadas por marcas de gênero em nossa formação e atuação”.
Os alunos que tiverem pelo menos 75% de frequência receberão certificado de participação.
Programação
5 de agosto
Situação, identidade e reivindicações
12 de agosto
Situação, identidade e reivindicações
19 de agosto
A categoria “Mulher” em O segundo sexo e o conceito de gênero
26 de agosto
Educação e gênero
2 de setembro
Da proposta pedagógica da trans-pedagogia
9 de setembro
Da proposta pedagógica do erotismo
Quem é Juliana Oliva
Doutora em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo (2018), iniciou trabalho de pesquisa em Simone de Beauvoir no mestrado na Universidade São Judas Tadeu (2013) com o estudo das noções de identidade e reciprocidade no ensaio O segundo sexo, entre outros trabalhos.
Serviço
Curso “Filosofia, gênero e educação: questões para a ação” com Juliana Oliva
Onde | Centro MariAntonia da USP
Rua Maria Antônia, 294, Vila Buarque – São Paulo – próximo a estação Higienópolis do Metrô.
Quando | De 5 de agosto a 9 de setembro de 2024, segundas-feiras das 15 às 18 horas
Quanto | Gratuito
Vagas | 150 vagas presenciais com certificado Inscrições | pelo sistema Apolo https://e.usp.br/qpt (caso o número de participantes ultrapasse o número de vagas haverá sorteio)
fonte: https://jornal.usp.br/cadernodecultura/curso-genero-na-educacao/