Quase lá: Assia Djebar - uma mulher além de seu tempo

Conferência da Cátedra Edward Saïd ocorre no dia 25 de setembro às 17h

 

Arte em fundo cinza com as informações do título em verde água e preto.

Conferência: Assia Djebar - uma mulher além de seu tempo

Conferencista: Dr.ª Muna Omran (Doutora em Literatura Comparada pela Unicamp e prof.ª colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem na Universidade Federal Fluminense)

Assia Djebar (1936-2015) é romancista, roteirista, historiadora, membro da Academia Francesa de Letras (2005), mulher, argelina, muçulmana, com formação francesa escrevendo em francês. Sua obra literária é marcada pelo debate de questões como o nacionalismo argelino, a luta pela independência, como também as questões que envolvem as mulheres argelinas e apresenta os embates e as consequências de uma identidade híbrida. Em 2005, é eleita membro da Academia Francesa de Letras e em seu discurso de saudação não abre mão do seu papel de mulher, magrebina e muçulmana. A apresentação visa, portanto, discutir o papel desta autora no cenário da cultura argelina.

Serviço:
Ciclo de Conferências 2023 - Cátedra Edward Saïd
Conferência: Assia Djebar - uma mulher além de seu tempo
Data e horário: 25 de setembro às 17h
Acesse aqui para assistir
Inscrições

Conheça o site da Cátedra Edward Said, onde estão disponíveis os vídeos dos webinários e workshops realizados, a versão digital da revista Exilium e demais notícias da cátedra.

 

fonte: https://www.unifesp.br/eventos-anteriores/item/6620-assia-djebar-uma-mulher-alem-de-seu-tempo

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...