Em 1957, o filme Orfeu Negro venceu o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e Léa Garcia concorreu como Melhor Atriz no Festival de Cannes
Metrópoles
Léa Garcia morreu, aos 90 anos de idade, nesta terça-feira (15/8). A artista tinha o desejo de ser escritora, mas seguiu o caminho das atuações. Em sua trajetória, ela esteve presente em peças de teatro, cinema e televisão. Em 1957, com o filme Orfeu Negro, a atriz foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.
Quando ainda era jovem, Léa tinha o desejo de se formar em letras e ser escritora. Entretanto, após conhecer o dramaturgo e ativista Abdias Nascimento, com quem teve dois filhos, a atriz mudou o seu destino e subiu aos palcos. Em 1952, ela estava na peça Rapsódia Negra , a primeira de sua carreira.
Na televisão, Léa iniciou a sua caminhada em 1950, quando ainda tinha 17 anos, na extinta TV Tupi, e se mudou para a Globo em 1970. Um dos personagens mais marcantes da atriz foi Rosa, em Escrava Isaura (1976), quando se tornou uma referência para artistas negros.
Anos antes, entretanto, a atriz esteve presente na peça Orfeu da Conceição (1956) e viveu Mira na trama. No ano seguinte, a apresentação foi adaptada para o cinema, pelo diretor francês Marcel Camus, e recebeu o nome de Orfeu Negro. A atuação rendeu o segundo lugar na Palma de Ouro, do Festival de Cannes, um dos mais importantes do mundo.
Léa Garcia ganhou os prêmios de Melhor Atriz no Festival de Gramado, em 2004, por As Filhas do Vento, e foi agraciada com um prêmio no Festival de Cinema Brasileiro em Toronto, em 2013, por Acalanto, entre outras estatuetas.
Ao longo de sua carreira, ela participou de mais de 40 produções para televisão, mais de 30 filmes, incluindo produções para a Netflix, e diversas obras para o teatro.
fonte: https://www.metropoles.com/celebridades/morre-aos-90-anos-a-atriz-brasileira-lea-garcia
Léa Garcia: relembre momentos da carreira da atriz em FOTOS
Atriz tinha 90 anos e morreu de infarto, segundo seu filho, Marcelo Garcia. Ela seria homenageada nesta terça-feira (15) com o Troféu Oscarito durante a 51ª edição do Festival de Cinema de Gramado.
Por g1
Léa Garcia, atriz conhecida por papeis marcantes em produções como "Selva de Pedra", "Escrava Isaura", "Xica da Silva" e "O Clone", morreu aos 90 anos. A informação foi compartilhada nas redes sociais da artista e confirmada pelo seu filho, Marcelo Garcia.
A atriz nasceu em Praça Mauá, no Rio de Janeiro, em 1933, e estreou no teatro em 1952. Ao longo de sua carreira foram mais de 100 produções na televisão, cinema e teatro. Ela já conquistou quatro Kikitos, com "Filhas do Vento", "Hoje tem Ragu" e "Acalanto".
Relembre momentos da atriz em FOTOS:
Léa Garcia em cena da novela 'Fogo Sobre Terra', de 1974 — Foto: Acervo Grupo Globo
Léa Garcia em Paris, em dezembro de 1960 — Foto: Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã
Léa Garcia em cena da novela 'Selva de Pedra', de 1972 — Foto: Acervo Grupo Globo
Léa Garcia durante gravações da novela 'A Viagem', de 1994 — Foto: Acervo Grupo Globo
Léa Garcia durante gravações do 'Conversa com Bial' — Foto: Globo/Divulgação
Léa Garcia durante gravações da novela 'Coração Alado', de 1980 — Foto: Acervo Grupo Globo
Léa Garcia durante gravações da novela 'Escrava Isaura', de 1976 — Foto: Acervo Grupo Globo
Léa Garcia e Adalberto Silva em cena do espetáculo 'A Invasão', de Dias Gomes, com direção de Ivan de Albuquerque. Teatro do Rio, Rio de Janeiro, em 1963 — Foto: Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã
Léa Garcia — Foto: Globo/Paulo Belote
Léa Garcia em cena da novela 'Marina', de 1980 — Foto: Acervo Grupo Globo
Léa Garcia durante gravações da novela 'O Homem que Deve Morrer', de 1971 — Foto: Acervo Grupo Globo
Léa Garcia e Tônia Carrero em cena da novela 'Uma Rosa com Amor', de 1972 — Foto: Acervo Grupo Globo