Escritora Juliana de Andrade falou ao Podcast do Correio sobre segurança pública na festa, valorização dos blocos de rua e volta após dois anos sem folia no DF
Na semana em que tem início o carnaval 2023 no Distrito Federal, o Podcast do Correio recebe, nesta segunda-feira (13/2), a carnavalesca Juliana de Andrade, conhecida como Ju Pagul, para falar sobre o retorno da festa de Momo após dois anos ausente devido às restrições impostas pela pandemia da covid-19. "A gente nunca precisou tanto da alegria, do agito com esse momento histórico e tão importante para a nossa cidade. É nossa cultura, a alegria do nosso povo", vibra a produtora cultural.
Ju Pagul destaca que as conversas com o GDF ocorreram durante gestão da intervenção federal na segurança pública. "Pedimos para que o policiamento não seja ofensivo, pois usam cavalaria, tropa de choque, sendo que é uma festa das pessoas que não pode ser tratada de forma nenhuma com violência", diz a carnavalesca.
"Estamos não só tendo a retomada do carnaval, mas defendendo os direitos da cultura, pois acreditamos que direitos não são negociáveis. Precisamos referendar essas pessoas que fazem carnaval, o que gera emprego", analisa Juliana de Andrade.
Lançamento do carnaval
Em cerimônia no Palácio do Buriti, o GDF divulgou, na manhã desta segunda-feira (13/2), a programação do Carnaval 2023 do DF, durante o salão nobre do edifício. O evento trouxe a programação completa de celebrações e enfatizou medidas de segurança mais rigorosas para esse ano.
Depois de dois anos sem folia, o tema escolhido para a festa foi Carnaval da Paz, título sugerido pela governadora em exercício, Celina Leão, com o intuito de enfatizar a inclusão e a tolerância à diversidade.
O secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues, apresentou dados e estima que cerca de 800 mil pessoas pulem o carnaval brasiliense nos 38 blocos que venceram o edital. Tudo realizado com um investimento de R$ 5 milhões do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), que visa gerar 12 mil empregos indiretos. “Investimos em uma atividade cultural que dá retorno à economia”, concluiu.
A programação completa pode ser acessada pelo site da secretaria de de cultura do DF. https://www.cultura.df.gov.br/gdf-lanca-o-carnaval-da-paz/