Quase lá: I Encontro de Mulheridades Nordestinas do Circo acontece em João Pessoa e Conde entre 27 e 29 de setembro

Encontro terá uma parte interna, reservada às 40 participantes, e uma parte aberta ao público

João Pessoa - PB |

Reprodução - Card Reprodução

Entre os dias 27 e 29 de setembro de 2024, as cidades de João Pessoa e Conde serão palco do 'I Encontro de Mulheridades Nordestinas do Circo'. O evento, organizado pela Cotidiana Produções e apoiado pelo edital nº 005/2023 da LPG ( Lei Paulo Gustavo - Lei Complementar nº 195, de 08 de julho de 2022) do Estado da Paraíba, celebrará o protagonismo das mulheres no universo circense nordestino.


Reprodução / Card Reprodução

Com uma programação diversificada, o encontro terá uma parte interna, reservada às 40 participantes, e uma parte aberta ao público, com apresentações na Biblioteca do Mar, em Conde, e no Centro Cultural Piollin, em João Pessoa. A programação interna incluirá oficinas, rodas de conversa e vivências formativas em uma chácara especialmente preparada para receber artistas e equipe de apoio, oferecendo um ambiente acolhedor e seguro.


Reprodução / Card Reprodução

Entre as atividades, destacam-se oficinas como 'Riso como enfrentamento' com Felícia de Castro e 'Direção de Número' com Fran Marinho, além de vivências de palhaçaria, bambolê e escrita criativa. O evento será uma oportunidade única para fortalecer laços e destacar a força das mulheres na arte circense no Nordeste.

Segundo Guadalupe Merki, produtora cultural, o evento é destinado a participantes pré-selecionadas, sendo a única programação aberta ao público os espetáculos 'Corpas na Rua' e O Picadeiro é Delas'. O restante da programação será interna e acontecerá em um alojamento exclusivo para as mulheres selecionadas. A seleção contemplou, no mínimo, uma pessoa de cada estado do Nordeste. O alojamento, alimentação e uma ajuda de custo são garantidos pelo projeto para todas as participantes.

"A programação conta com oficinas, formações e rodas de conversa, e tudo acontecerá no alojamento, onde estaremos todas juntas em uma imersão de três dias. Os espetáculos ocorrerão no sábado, na Biblioteca do Mar, em Jacumã, e no domingo, no Centro Cultural Piolin, em João Pessoa", detalha Guadalupe. 

Além das oficinas, também acontecerão vivências oferecidas de modo espontâneo pelas próprias participantes. "Teremos uma formação com Felícia de Castro, da Bahia, uma artista renomada, e uma oficina de direção de números circenses com Fran Marinho, que atualmente reside no Conde e trabalha com a companhia de São Paulo, 'Circo do Asfalto'. Durante a inscrição, as participantes puderam se candidatar para oferecer vivências. Por exemplo, teremos uma oficina de contorcionismo, e buscamos contemplar diferentes vertentes, incluindo mulheres de circo itinerante, artistas de rua, teatro e espaços culturais, para unir todas essas linguagens."

O espetáculo 'Corpas na Rua' acontecerá na Biblioteca do Mar, em Jacumã, no sábado, 28 de setembro, às 18h30. Já o espetáculo circense "O Picadeiro é Delas" será no domingo, 29 de setembro, também às 18h30, no Centro Cultural Piolin. Além disso, ocorrerão intervenções e apresentações do grupo musical Sabiaras no local.

Para mais informações, entre em contato com: 
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instagram: @mulheridadesnordestinasdocirco


Reprodução / Card Reprodução


Reprodução / Card Reprodução


Reprodução / Card Reprodução


Apoie a comunicação popular, contribua com a Redação Paula Oliveira Adissi do Jornal Brasil de Fato PB

Dados Bancários
Banco do Brasil - Agência: 1619-5 / Conta: 61082-8
Nome: ASSOC DE COOP EDUC POP PB

Chave Pix - 40705206000131 (CNPJ)

Edição: Cida Alves

 

fonte: https://www.brasildefatopb.com.br/2024/09/24/i-encontro-de-mulheridades-nordestinas-do-circo-acontece-em-joao-pessoa-e-conde-entre-27-e-29-de-setembro

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...