Quase lá: Análise da produção legislativa do Congresso no 1º semestre

O balanço da produção legislativa do primeiro semestre de 2024, considerando as propostas transformadas em normas jurídicas, entre 1º de janeiro e 31 de junho, reflete o atual contexto do sistema político, categorizando-as dentro de nova dinâmica na disputa da elaboração das leis pelos 3 poderes: Executivo, Judiciário e Legislativo.

Agência DIAP - 15 Julho 2024

Neuriberg Dias*

congresso cabecas

Foto: Reprodução

Neste período, foram incorporadas ao ordenamento jurídico total parcial de 116 leis, sendo 113 ordinárias e 3 complementares. O Poder Legislativo foi a principal fonte originária dessas leis, com 91 propostas de autoria de parlamentares, que correspondem a 78% desse total.

O Poder Executivo contribuiu com 23 proposições, o que equivale a 20% do total. Enquanto o Poder Judiciário originou 2 normas, o que representa 2% da elaboração legislativa.

serie historica prod legislativa 24 1

A análise histórica revela a predominância do Legislativo na elaboração das leis desde 2014, com exceção do ano de 2020 quando foi necessário medidas urgentes do governo para minimizar os efeitos econômicos e socias da pandemia.

O fortalecimento do Congresso Nacional ocorreu em 2 dimensões:

• primeiro, com inovações orçamentárias para garantir o pagamento e a ampliação dos valores das emendas individuais, coletivas e das comissões, além das executadas pelo relator; e

• segundo, por meio de mudanças regimentais e políticas que moldam a nova relação do governo com o Congresso Nacional na elaboração das leis.

Quanto ao mérito das normas legais, a produção legislativa foi positiva, ao apresentar diversidade significativa de temas e interesses, refletindo as prioridades e necessidades da sociedade atual como as leis de enfretamento as mudanças climáticas, desenvolvimento econômico e da economia verde como a:

• Lei 14.904, de 27.6.24, que estabelece diretrizes para a elaboração de planos de adaptação à mudança do clima;

• Lei 14.902, de 27.6.24, que institui o Mover (Programa Mobilidade Verde e Inovação);

• Lei 14.850, de 2.5.24, que institui a Política Nacional de Qualidade do Ar; e

• Lei 14.801, de 9.01.24, que dispõe sobre as debêntures de infraestrutura; altera as leis 9.481, de 13 de agosto de 1997, 11.478, de 29 de maio de 2007, e 12.431, de 24 de junho de 2011; e dá outras providências.

graficos 1 artigo neurim producao legislativa 24

Agenda econômica
Na agenda econômica, foi destaque ainda a Lei 14.901 para atualizar e aprimorar o regime jurídico a que se submete a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), e a Lei 12.462, de 4 de agosto de 2011, para incrementar o turismo no Brasil e a Lei 14.859 para estabelecer alíquotas reduzidas no âmbito do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos).

Além da Lei 14.852, que cria o marco legal para a indústria de jogos eletrônicos; e altera as leis 8.313, de 23 de dezembro de 1991, 8.685, de 20 de julho de 1993, e 9.279, de 14 de maio de 1996.

Renda e trabalho
No tema da renda e trabalho, destaque para a:

• Lei 14.846 que acrescenta dispositivo à CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), para atribuir medida especial de proteção ao trabalho realizado em arquivos, bibliotecas, museus e centros de documentação e memória;

• Lei 14.842 que dispõe sobre a atividade profissional de musicoterapeuta;

• Lei 14.875, reajustes para os servidores públicos de diversas categorias; e

• Lei 14.848, que altera os valores da tabela progressiva mensal do IRPF (Imposto sobre a Renda da Pessoa Física).

graficos 2 artigo neurim producao legislativa 24

Educação
Na área de educação, chamamos a atenção para as leis:

• 14.880, que institui a política nacional de atendimento educacional especializado a crianças de zero a 3 anos (atenção precoce) e para determinar prioridade de atendimento em programas de visitas domiciliares a crianças da educação infantil apoiadas pela educação especial e a crianças da educação infantil com sinais de alerta para o desenvolvimento, nos termos que especifica;

• 14.818, que institui incentivo financeiro-educacional, na modalidade de poupança, aos estudantes matriculados no ensino médio público; e

• 14.817, que estabelece diretrizes para a valorização dos profissionais da educação escolar básica pública.

Agenda social
Na questão social, de forma geral, destaque para as leis:

• 14.898, que institui diretrizes para a Tarifa Social de Água e Esgoto em âmbito nacional;

• 14.811, que institui medidas de proteção à criança e ao adolescente contra a violência nos estabelecimentos educacionais ou similares, prevê a Política Nacional de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescente e altera o Decreto-Lei 2.848, de 7 de dezembro de 1940 (Código Penal), e as leis 8.072, de 25 de julho de 1990 (Lei dos Crimes Hediondos), e 8.069, de 13 de julho de 1990 ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); e

• 14.821, que institui a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua.

Eleições municipais afeta agenda do Congresso
Para o segundo semestre, a expectativa é que o ritmo de votações no Congresso seja mais lento, pois as atenções estarão focadas nas eleições municipais e a sucessão das presidências da Câmara e do Senado. Contudo, isso não significa que o Legislativo ficará paralisado.

A Câmara e Senado devem definir calendário de sessões — conhecido como “esforço concentrado” — para votação de projetos de grande relevância como a regulamentação da reforma tributária enviada ao Senado, e especialmente aqueles que possuem consenso entre os diferentes partidos e que têm urgência econômica e social.

tematicas lo lc 24

(*) Jornalista, analista político e diretor de Documentação licenciado do Diap. É sócio-diretor da Contatos Assessoria Política

 

fonte: https://www.diap.org.br/index.php/noticias/agencia-diap/91923-analise-da-producao-legislativa-do-congresso-no-1-semestre

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...