Quase lá: Presidente do STF, ministra Rosa Weber, recebe bancada feminina da Câmara

Primeira audiência pública da nova coordenação da bancada feminina reuniu deputadas com a presidente do STF, ministra Rosa Weber.

 

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF 24/05/2023 19h20

STF secretaria da mulher camara2023MAIO24

 

A recém-eleita coordenação da Secretaria da Mulher e representantes da bancada feminina da Câmara dos Deputados participaram nesta quarta-feira (24/05) de primeira audiência com a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber. Foram recebidas no Supremo as deputadas Benedita da Silva (PT-RJ), coordenadora da bancada feminina da Câmara; Iza Arruda (MDB-PE), 1ª coordenadora-adjunta; Maria Rosas (Republicanos-SP), 1ª procuradora-adjunta da Mulher; Delegada Ione (Avante-MG), 3ª procuradora-adjunta da Mulher; Daiana Santos (PCdoB-RS), coordenadora do eixo 1 de pesquisa do Observatório Nacional da Mulher na Política; Amanda Gentil (PP-MA), coordenadora do eixo 2 do Observatório; e as deputadas Flávia Morais (PDT-GO)Maria Arraes (Solidariedade-PE) e  Silvye Alves (União-GO).

A coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva, afirmou que foi uma reunião importante:  “Apresentamos demandas com as quais temos muita preocupação. A primeira delas é a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 09/2023, que trata da anistia aos partidos políticos que não cumpriram as cotas mínimas de recursos para candidaturas de negros e mulheres nas eleições de 2022.  Também falamos sobre a necessidade de caminharmos juntas com ações e campanhas pela ocupação dos espaços da mulher seja no Poder Executivo, no Legislativo e Judiciário. Levamos à ministra nossa preocupação com as listas tríplices de mulheres, para estarmos mais representadas também no Judiciário”, pontuou.

A ministra Rosa Weber destacou o aumento da bancada feminina no Congresso e anunciou que, em agosto, o CNJ irá realizar evento para debater o assédio eleitoral, uma das vertentes da violência política que atinge candidatas e eleitas a cargos políticos. Segundo Benedita, a presidente do STF apoiou as pautas apresentadas pelas parlamentares e informou que vai agendar nova reunião para detalhamento de cada um dos pontos apresentados pela bancada feminina.

A deputada Maria Rosas, 1ª procuradora-adjunta da Mulher, complementou que a coordenação da Secretaria da Mulher continuará desenvolvendo ações conjuntas com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministério Público e STF: “Foi um encontro importante com a ministra Rosa Weber. É bom saber que nossas pautas foram ouvidas”, afirmou.

Ascom - Secretaria da Mulher

fonte: https://www2.camara.leg.br/a-camara/estruturaadm/secretarias/secretaria-da-mulher/noticias/presidente-do-stf-ministra-rosa-weber-recebe-bancada-feminina-da-camara


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...