Quase lá: ARTIGO 19 e Fundação Heinrich Böll lançam a publicação Democracia nas ruas e nas redes: 10 anos das jornadas de Junho e os junhos que virão

  - Artigo 19

Clique na imagem para baixar a publicação.

Contendo quatro artigos de autores e autoras convidados, a publicação  Democracia nas ruas e nas redes: 10 anos das jornadas de Junho e os junhos que virão nos leva à reflexão sobre o impacto de Junho de 2013 no exercício do direito de protesto e na participação política e social no Brasil nos 10 anos que se sucederam às jornadas da época, destacando a diversidade de corpos nas ruas e o papel das artes e da comunicação na mobilização social. 

Ao se questionarem sobre como retomar as lições daquele período e enfrentar os desafios atuais, como violações de direitos e autoritarismo, os autores e autoras da publicação propõem que relembrar e refletir sobre Junho de 2013 é essencial para construir a memória histórica brasileira, criticar o presente e planejar o futuro democrático. Além disso, ressaltam a necessidade de uma democracia plural, que inclua divergência, diversidade e contestação, e enfatizam a importância de fortalecer uma sociedade antirracista e feminista.

Então, a partir da profusão de leituras contextuais, percepções e memórias, a publicação agrega diferentes perspectivas para reconstruir o significado daquele momento na conjuntura sociopolítica brasileira e sugerir próximos passos para a defesa do direito à manifestação e à participação política e social. 

A publicação é fruto do evento Democracia nas ruas e nas redes, realizado pela ARTIGO 19 Brasil e América do Sul, em parceria com a Fundação Heinrich Böll, entre os dias 4 e 5 de julho de 2023. Ela é um desdobramento dos debates que aconteceram na ocasião entre representantes de diversas organizações, movimentos sociais e coletivos de todo o Brasil dedicados à pauta do direito de protesto. A apresentação é assinada por Marilene de Paula, coordenadora de programa na Fundação Heinrich Böll, e Raísa Ortiz Cetra, codiretora executiva da ARTIGO 19 Brasil e América do Sul.

Confira os títulos dos artigos e quem os escreveu:

> 2023: uma década depois e os junhos que virão
Maria Tranjan, coordenadora da área de Proteção e Participação Democrática na ARTIGO 19 Brasil e América do Sul

> Democracia como técnica de gestão, prevenção e controle: como retomar o imprevisível?
Alana Moraes, pesquisadora da Lavits e do Pimentalab (Unifesp); e Sofia Bordin-Rolim, pesquisadora do Nudep (FGV)

> Legados e experiências: uma década após junho de 2013 na Bahia
Wagner Moreira, coordenador do Ideas – Assessoria Popular, articulador do Fórum Popular de Segurança Pública do Nordeste e integrante da Coalizão Negra por Direitos

Levante, dez anos depois!
Augusto Jobim do Amaral, professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Criminais e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCRS

Baixe a publicação neste link.

 

fonte: https://artigo19.org/2024/04/12/artigo-19-e-fundacao-heinrich-boll-lancam-a-publicacao-democracia-nas-ruas-e-nas-redes-10-anos-das-jornadas-de-junho-e-os-junhos-que-virao/


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...