Edital está previsto para março. No total, serão abertas 1.060 vagas para Artes Visuais, Música, Geografia, Pedagogia e Letras, pelo programa UAB
- Da Secretaria de Comunicação da UnB*
Uma boa notícia para quem deseja acessar o ensino de alto padrão da Universidade de Brasília, mas reside em outros estados: em março, a UnB lança cinco novos cursos de graduação na modalidade a distância. Os detalhes ainda virão, mas já se sabe que será ofertado um total de 1.060 vagas. Os cursos são licenciatura em Artes Visuais, Música, Geografia, Pedagogia e Letras.
Quem deseja ficar por dentro das novidades relacionadas à seleção pode preencher um formulário para recebimento de comunicações diretas, disponível no site do Centro de Educação a Distância (Cead) da UnB.
O processo seletivo vai utilizar dois critérios de avaliação: nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e análise da documentação; ou nota do ensino médio e análise da documentação. O ingresso está previsto para o segundo semestre de 2023. A oferta acontece pelo Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Criada em 2005, a Universidade Aberta do Brasil é uma rede formada por instituições públicas que oferecem cursos de nível superior por meio da modalidade a distância. A UnB integra esse sistema desde 2007, ofertando cursos de licenciaturas e especializações para dezenas de municípios em todas as regiões do país. Os cursos de graduação são ofertados de forma gratuita, da mesma forma que os cursos presenciais. A grade curricular e a carga horária também é a mesma para ambas as modalidades.
“As aulas são todas no ambiente virtual. Temos disciplinas síncronas, de acordo com o plano pedagógico de cada uma. Temos também materiais de apoio disponibilizados no ambiente virtual, assim como os polos de apoio presenciais, salas virtuais para discussões, salas virtuais de bate-papo e fóruns. Assim, os alunos podem entrar em contato com coordenadores, professores, com as equipes de apoio dos cursos e com colegas", detalha Letícia Leite, diretora do Cead.
O Cead é o setor responsável pelo programa UAB na UnB. As aulas dos cursos a distância são gravadas no ambiente do Cead. Coordenadora da licenciatura em Música EaD da UnB, Francine Cernev afirma que o suporte dado pelo Centro faz toda a diferença: “Nós não daríamos conta de um curso como esse se não tivéssemos uma parceria tão boa com a Universidade, que nos dá tantos subsídios tanto na parte de gestão como de captação."
Formado em licenciatura em Música na modalidade on-line pela UnB, Flávio Gaio é atualmente parte da equipe de professores do curso e sente-se honrado em ter sua trajetória mudada pelo ensino.
“A minha experiência foi fantástica. Posso falar que o EaD do curso de licenciatura em Música transformou a minha vida. Antes eu dava aula em escolas pequenas e locais menores, hoje em dia eu sou um professor concursado, trabalho na tutoria, trabalho em várias outras áreas da música que eu nunca esperava ter acesso, e o curso foi responsável por transformar a minha vida."
Confira também informações em matéria da UnBTV:
*com informações da UnBTV.
Leia também:
>> Primeiro cineclube com audiodescrição é resultado de TCC da UnB
>> DPG lança quatro editais pelo projeto Capes-PrInt
>> UnB debate oferta de disciplinas EaD em cursos presenciais
>> Manutenção do Bloco K da Colina será entregue em março
>> Nova usina de energia limpa é inaugurada no prédio do Ipol e Irel
>> UnB destina mais de quatro hectares de Cerrado para recuperação
>> Reitora e pesquisadores da UnB recebem homenagem da Agência Espacial Brasileira
>> Mostra fotográfica de estudante da UnB recebe premiação internacional
>> Ex-reitor Antonio Ibañez recebe o título de Doutor Honoris Causa
>> UnB recebe prêmio por incentivar a criação de novos negócios