Quase lá: USP abre inscrições para a “1ª Escola de Inverno em Programação Web para Meninas”

Curso on-line e gratuito oferece 100 vagas para alunas de ensino médio de todo o Brasil; aulas serão ministradas entre agosto e dezembro

 Publicado: 19/07/2024
Escola de Inverno foi pensada para atender à demanda de adolescentes que já participaram de atividades de introdução à programação – Fotomontagem Jornal da USP com imagens de Freepik

 

Até o dia 6 de agosto, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, está com inscrições abertas para a 1ª edição da Escola de Inverno em Programação Web para Meninas. On-line e gratuito, o curso é oferecido para alunas do ensino médio antenadas no mundo da programação e do web design. A iniciativa oferece 100 vagas no total e as interessadas devem se candidatar por meio do formulário de inscrição.

+ Mais
 

Mulher, mãe e cientista: o que ainda falta para as pesquisadoras chegarem ao topo?

Projeto vinculado ao Grupo de Alunas nas Ciências Exatas (Grace) do ICMC, o curso tem como objetivo incentivar a participação de garotas nas áreas de computação, tecnologia e/ou ciências exatas por meio da transmissão de conhecimentos que servirão de base para as estudantes no futuro. A Escola de Inverno será realizada em formato 100% digital, permitindo que adolescentes de todo o País participem. As aulas começam em agosto, com final previsto para 20 de dezembro.

Para se candidatar, a aluna deve estar cursando regularmente o ensino médio, ter acesso à internet via celular ou computador, possuir uma conta Google, identificar-se como mulher cis, mulher trans ou pessoa não-binária e enviar um vídeo de motivação para a organização do ICMC. Não é necessário ter experiência em programação, mas é recomendável já ter tido contato básico com a área. Contam como experiência portfólios, projetos e participação em iniciativas como a TechSchool/Tech Girls ou as Meninas Programadoras, bem como em competições de tecnologia.

Saiba como será o curso

A Escola de Inverno em Programação Web para Meninas terá atividades síncronas e assíncronas. A aula inicial, que acontece no dia 17 de agosto, será ao vivo para apresentar as diretrizes e terá espaço para que as alunas tirem dúvidas com a equipe organizadora e de monitoria do ICMC. As demais aulas serão assíncronas. As participantes da Escola de Inverno poderão acessar as videoaulas no plataforma Google Classroom e assisti-las quando e onde quiserem. As meninas também contarão com sessões de monitoria agendadas de segunda a sexta-feira, nas quais poderão tirar dúvidas durante o período de resolução de exercícios.

O conteúdo do curso é voltado aos conceitos básicos de lógica de programação e web design. Ao término das aulas, as meninas entregarão seus projetos finais, desenvolvidos ao longo do curso. As alunas receberão certificado de participação.

Lina María Garcés Rodríguez coordena a iniciativa do ICMC – Foto: CV Lattes

 

Coordenadora da Escola de Inverno e docente responsável pelo Grace, a professora Lina Garcés afirma que o curso é uma oportunidade para meninas adolescentes que já tiveram contato com a área de tecnologia continuarem seus estudos antes mesmo do ingresso na universidade.

“Atualmente, temos uma demanda reprimida de meninas que desejam participar desse tipo de iniciativa. E as propostas ativas que temos feito até agora são para fundamentos de Programação, ou seja, uma introdução à Programação e à Tecnologia. As meninas que participam desses cursos iniciais e desejam continuar seus estudos não têm muitas opções. Então, a Escola de Inverno visa dar uma possibilidade para essas meninas continuarem seus estudos, avançando seu conhecimento na área”, diz a professora.

O Grace organiza anualmente a Technovation Summer School for Girls (TechSchool), na qual garotas de 8 a 18 anos aprendem os fundamentos de programação e desenvolvem, em equipe, aplicativos voltados a solucionar problemas que elas próprias identificam em suas comunidades. Neste ano, quatro equipes formadas na TechSchool chegaram às semifinais da competição internacional Technovation Girls.

Serviço:
1ª Escola de Inverno em Programação Web para Meninas
Quando: 17 de agosto a 20 de dezembro de 2024
Formato: 100% on-line
Plataforma de acesso às aulas: Google Classroom
Inscrições até dia 6 de agosto, pelo formulário: https://icmc.usp.br/e/5d7d9
Dúvidas e mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

*Com informações de Matheus Martins Fontes, da Assessoria de Comunicação do ICMC. Revisado por Silvana Salles

 

fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/usp-abre-inscricoes-para-a-1a-escola-de-inverno-em-programacao-web-para-meninas/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...