Quase lá: Comissão debate tratamento de indígenas dentro do sistema prisional brasileiro

De acordo com a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), há diversas denúncias de violações de direitos no sistema carcerário.

Agência Câmara

07/11/2023 - 08:01  

Getty Images
Homem segura as grades de uma cela
Serão analisadas denúncias de violação de direitos

A Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados debate, nesta terça-feira (7), o tratamento dado a indígenas dentro do sistema prisional brasileiro. De acordo com a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), há diversas denúncias de violações de direitos no sistema carcerário.

Entre os problemas apontados pela parlamentar está a descaracterização étnica, que consiste na negação do direito à auto identificação como indígena. Segundo Célia, isso leva à subnotificação do número real de indígenas presos.

Outra situação é a ausência de intérpretes de língua indígena, o que inviabiliza a plena compreensão por parte da pessoa indígena do rito processual. "Assim, a pessoa indígena acusada, investigada, ré ou condenada em um processo fica à mercê de práticas estatais que reforçam e produzem violações de Direitos, quando deveriam protegê-los", afirma.

O debate será realizado às 15 horas, no plenário 12.

Veja a lista completa de convidados

Da Redação – RL

fonte: https://www.camara.leg.br/noticias/1013549-comissao-debate-tratamento-de-indigenas-dentro-do-sistema-prisional-brasileiro/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...