Quase lá: Deputada Reginete Bispo defende priorização de idosos no EJA

A deputada federal Reginete Bispo (PT-RS) anuncia a realização de uma audiência pública para discutir a educação da população idosa no Brasil.

 

PT na Câmara

 

Deputada Reginete Bispo. Foto: Gabriel Paiva

A deputada federal Reginete Bispo (PT-RS) anuncia a realização de uma audiência pública para discutir a educação da população idosa no Brasil. A audiência, de iniciativa da parlamentar, será realizada no dia 9, nesta quarta-feira, na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CIDOSO) e tem como objetivo promover um debate aberto e aprofundado sobre a temática, considerando o crescimento demográfico brasileiro e o aumento da expectativa de vida no Brasil e, sobretudo, pela necessidade de propostas educacionais atualizadas voltadas para a educação ao longo da vida, mediadas pela garantia dos direitos à educação.

A proposta está em diálogo com a legislação educacional e o Estatuto do Idoso. O debate tem como objetivo, também, pensar sobre a importância da educação de idosos nos cursos de formação de professoras e professores nas redes de ensino superior.

Na justificativa da proposta, a deputada Reginete Bispo, autora do requerimento para realizar a audiência, explica que é importante “refletir e problematizar a visibilidade da pessoa idosa na EJA, sendo ele sujeito de direitos, com uma proposta pedagógica adequada que ofereça o reconhecimento das suas necessidades e peculiaridades no processo educativo dos espaços escolares”, assinala.

O evento será uma oportunidade para tratar da educação da população idosa e de discutir com o MEC a possibilidade do EJA (Educação Jovem e Adulto) tornar-se EJAPI (Educação Jovem, Adulto e Pessoa Idosa).

Participantes

A audiência pública contará com a participação de renomados especialistas e autoridades que atuam na área, incluindo:

  • Kenio Costa Lima – Coordenador-geral de Política de Envelhecimento Ativo e Saudável da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa;
  • Claudia Borges Costa – Diretora de Políticas de Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos da Secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação;
  • Marlene Souza Silva – membro da Coordenação Colegiada do Fórum de Educação de Jovens e Adultos da Bahia;
  • Deuzimar Costa Serra – Docente da Universidade Federal do Ceará, Brasil;
  • Odete Antônia Bresolin – Representante do Instituto Paulo Freire.

Assessoria de Comunicação da deputada Reginete Bispo

 

fonte: https://ptnacamara.org.br/deputada-reginete-bispo-defende-priorizacao-de-idosos-no-eja/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...