Quase lá: Professor@s, não deixem suas alunas brilhantes fora da 4º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”

Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC: “É importante que os professores orientadores de trabalhos excelentes de meninas no ensino médio ou na graduação procurem as diretorias de suas respectivas escolas ou as pró-reitorias de graduação para a indicação de candidatas ao prêmio. Essa premiação poderá definir a carreira de uma futura cientista”

fernanda sobral sbpc foto divulgacaoFernanda Sobral, vice-presidente da SBPC, pede que professores procurem as diretorias e pró-reitorias de suas instituições para indicarem os excelentes trabalhos de suas alunas
 

As indicações, com a devida documentação, poderão ser feitas até o dia 31 de outubro, exclusivamente através do formulário online, neste link (https://bit.ly/premiocarolinaborisbpc).

Não deixe de enviar indicações para o 4º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher – Meninas Cientistas”!

Confira o edital!

 

Professores, não deixem suas alunas brilhantes fora da 4º Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)! Estimulem que as Pró-Reitorias de Graduação e Pesquisa, Secretarias de Educação, Escolas e organizadores de olimpíadas e feiras científicas de âmbito nacional a enviarem suas indicações até o dia 31 de outubro.

O pedido é de Fernanda Sobral, vice-presidente da SBPC. “É importante que os professores orientadores de trabalhos excelentes de meninas no ensino médio ou na graduação procurem as diretorias de suas respectivas escolas ou as pró-reitorias de graduação para a indicação de candidatas ao prêmio. Essa premiação poderá definir a carreira de uma futura cientista”, ressalta.

Sobral cita como exemplo Raquel Soares Bandeira, vencedora da categoria Graduação da 2ª edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” na categoria “Meninas na Ciência”, realizada em 2021. Ela conta em vídeo que a premiação foi fundamental para sua formação, carreira acadêmica e que abriu portas para ela fazer uma boa pós-graduação.

Todo ano, desde 2019, a SBPC atribui um prêmio às cientistas mulheres, alternando a concessão do mesmo a cientistas de destaque e a jovens com notório talento para uma carreira científica promissora. Esta 4ª edição se dirige às “Meninas Cientistas” – estudantes do Ensino Médio e da Graduação.

Nesta edição, serão seis premiadas: três do Ensino Médio e três da Graduação – de cada uma das três grandes áreas do conhecimento: Humanidades; Biológicas e Saúde; e Engenharias, Exatas e Ciências da Terra. Elas serão avaliadas pela criatividade e boa aplicação do método científico em projetos de iniciação científica, bem como o potencial de contribuição com a ciência no futuro. Também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares.

As indicações, com a devida documentação, poderão ser feitas até o dia 31 de outubro, exclusivamente através do formulário online, neste link (https://bit.ly/premiocarolinaborisbpc).

Caso encontrem problemas ou surjam dúvidas, entrem em contato com a organização do Prêmio pelo e-mail: premiocarolinabori@sbp<wbr< a=""> />cnet.org.br</wbr<>.

Para a inscrição das candidatas indicadas aos prêmios será necessário o envio de uma mini-biografia atualizada (com até 500 caracteres, com espaço); currículo atualizado na Plataforma Lattes (http://lattes.cnpq.br); e carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (até 2.000 caracteres, com espaço). Será necessário também anexar ao formulário o projeto/atividade científica realizada, explicando a importância do projeto/atividade, seu desenvolvimento, os objetivos atingidos e sua relevância. A documentação deverá enfatizar o que foi realizado pela própria estudante, identificando as atividades realizadas com ajuda do(a) professor(a) orientador(a).

Se a indicação for pelo desempenho destacado em atividades científicas – feiras, olimpíadas científicas, divulgação científica, etc. – a documentação deverá comprovar a participação e o desempenho na referida atividade.

O anúncio das premiadas será feito no dia 20 de janeiro de 2023. A cerimônia de outorga do prêmio às contempladas será realizada no dia 10 de fevereiro de 2023, durante o evento anual realizado pela SBPC, no Salão Nobre do Centro Universitário Maria Antonia da USP, em São Paulo. O evento terá transmissão ao vivo pelo Canal da SBPC no YouTube.

Compartilhem este edital e enviem as indicações até 31 de outubro. Animem-se pela ciência, lutem pelo futuro que o conhecimento traz, em especial a quem historicamente foi excluída!

SBPC

 

fonte: http://portal.sbpcnet.org.br/noticias/meninas-cientistas-inscricoes-abertas-para-o-premio-carolina-bori-ciencia-mulher-3/


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Recomendamos a leitura

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...