Quase lá: Aos 74 anos, atriz Cristina Pereira revela que foi abusada aos 12 anos

A revelação foi feita durante um debate no Festival de Cinema de Gramado, cujo filme 'O Clube das Mulheres de Negócios' era o foco da conversa

 
Correio Braziliense - 11/8/2024
 
 

Cristina Pereira fez um relato emocionado e forte sobre estupro que sofreu aos 12 anos -  (crédito: Twitter @aguerraal/Reprodução)

Cristina Pereira fez um relato emocionado e forte sobre estupro que sofreu aos 12 anos - (crédito: Twitter @aguerraal/Reprodução)
 
 

A atriz veterana Cristina Pereira, de 74 anos, emocionou ao relatar, neste domingo (11/8), que foi vítima de um estupro aos 12 anos. A revelação foi feita durante um debate no Festival de Cinema de Gramado, cujo filme O Clube das Mulheres de Negócios era o foco da conversa. 

Cristina falou sobre o assunto após um debate sobre gênero e patriarcado no filme de Ana Muylaert. A história da obra sugere uma inversão de papel entre homens e mulheres, o colocando como passíveis de silenciamentos e abusos. 

“É a primeira vez que falo isso em público, fui estuprada aos 12 anos quando ia para a escola”, contou para os colegas do elenco do filme e para o público que acompanhava o debate. 

“Cheguei no colégio e ninguém se preocupou, só queriam saber porque eu estava chegando atrasada”, afirmou a atriz, com a voz embargada e em prantos. 

Ela relatou que estava a caminho da escola, em São Paulo, qundo um homem que fingia ser médico e disse que queria entregar uma suposta carta à escola a parou na rua. Ali ela a estuprou. 

“Eu fiquei com medo de ficar grávida. Eu era uma menina de 12 anos, recém-feitos, entrando na puberdade. E minha mãe ficou em desespero, “e se você ficar grávida?”, eu não sabia o que aquele homem tinha feito comigo. É uma coisa horrível, é uma história pequenininha, acontece um monte por aí”, relatou. 

A atriz também frisa que não tinha educação sexual e não sabia o que tinha ocorrido e que é isso que “a turma do boi, da Bíblia e da bala” querem fazer com as crianças, deixá-las sem conhecimento sobre o que ocorre. 

Em filmagens nas redes sociais, é possível ver que Ana Muylaert, de O Clube das Mulheres de Negócios, abraça a atriz. Outras pessoas do elenco também prestaram apoio à Cristina. 

 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...