Quase lá: Nota de Solidariedade à Pré-candidata Sonia Cleide, do Coletivo Malunga (GO)

Plataforma dos Movimentos Sociais por Outro Sistema Político manifesta sua solidariedade a Sonia Cleide, do Grupo de Mulheres Negras Malunga (GO), que sofreu ameaças à sua vida e de sua família

plataforma movimentos sociais reforma sistema politico

A Plataforma dos Movimentos Sociais por Outro Sistema Político, um coletivo formado de 150 organizações, movimentos e coletivos da sociedade civil organizada, vem a público manifestar solidariedade à Pré-candidata Sonia Cleide, do Grupo de Mulheres Negras Malunga (GO), que sofreu ameaças à sua vida e de sua família no último mês de julho de 2024. 

O Grupo de Mulheres Negras Malunga integra a Plataforma dos Movimentos Sociais por Outro Sistema Político, que tem como princípio a promoção da equidade de gênero e raça nos espaços de poder, e há anos realiza incidência para superar a sub-representação de mulheres negras, indígenas e pessoas LGBTIAQPN+ nas institucionalidades do Legislativo, Executivo e Judiciário. 

Sonia Cleide é pré-candidata à vereança na cidade de Goiânia e, após receber ameaças à sua vida, registrou boletim de ocorrência junto às forças policiais do município. Em 2020, ela também foi vítima de crime semelhante. 

Demandamos que o Partido dos Trabalhadores (PT) permaneça vigilante e apoiando Sonia Cleide, principalmente no que concerne à segurança e fortalecimento de sua pré-campanha às Eleições 2024, bem como durante o período eleitoral. 

Os partidos políticos que defendem pautas populares e de defesa dos direitos humanos precisam tomar para si a responsabilidade de aumentar a representatividade de mulheres negras nos espaços de poder e, para isso, tornar essas candidaturas viáveis e criar mecanismos para enfrentar a violência política de gênero e raça. 

Demandamos, ainda, que a segurança pública do estado de Goiás, bem como o Judiciário, cumpram a sua missão institucional de investigar e fazer valer a lei, considerando o flagrante caso de racismo religioso e violência política de gênero e raça. Casos exemplares são fundamentais para coibir esse tipo de violência tão perniciosa para o nosso ambiente democrático. 

É urgente proteger Sonia Cleide e sua família! 

Racismo é crime! 

Violência política de gênero é crime previsto na  Lei 14.192/2021! 

 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...