Quase lá: Brasil registra 8,5 mil prisões de agressores de mulheres e apreende mil armas em um mês

O Brasil registrou 7.052 prisões em flagrante e 1.432 mandados de prisão em aberto por violência doméstica e familiar de 21 de agosto a 15 de setembro. 


Operação Shamar, do Ministério da Justiça, tem objetivo de combater a violência contra a mulher em todo o País. Foto: Reprodução

 

 

O Brasil registrou 7.052 prisões em flagrante e 1.432 mandados de prisão em aberto por violência doméstica e familiar de 21 de agosto a 15 de setembro. Os dados foram  divulgados na tarde desta segunda-feira (18) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável por coordenar a Operação Shamar.

Ao todo, as forças de segurança dos Estados apreenderam em um mês 473 armas de fogo e 612 armas brancas, como facas e canivetes. No período da operação, 86.224 vítimas foram atendidas e 60.775 boletins de ocorrência foram registrados na polícia.

As principais ocorrências registradas são: descumprimento de medida protetiva de urgência, ameaça, sequestro e cárcere privado, perseguição, estupro, lesão corporal, injúria e o feminicídio.

Além das ações repressivas, as Delegacias da Mulher promoveram atos preventivos, com o objetivo de incentivar a população a se manifestar diante dos casos de violência. A iniciativa contou com a distribuição de panfletos informativos em regiões mais afastadas dos centros das capitais.

fonte: https://www.osul.com.br/brasil-registra-85-mil-prisoes-de-agressores-de-mulheres-e-apreende-mil-armas-em-um-mes/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...