Quase lá: Denúncias de assédio no serviço público aumentaram mais de 5.000% em seis anos

DF: Dados obtidos pelo Metrópoles mostram o aumento das queixas de assédio moral registradas na Controladoria do DF

 Metrópoles

moça branca com duas mãos na cebaça e duas mãos no rosto
Pixabay
 

Nos últimos seis anos, o número de denúncias de assédio moral dentro do serviço público do Distrito Federal aumentou 5.785%. Os registros feitos na Controladoria-Geral do DF (CGDF) correspondem às queixas feitas por cidadãos e servidores públicos da capital federal.

Os dados foram obtidos pelo Metrópoles via Lei de Acesso à Informação (LAI). De acordo com as informações, em 2019, houve o registro de apenas sete casos de assédio moral dentro do serviço público. Já em 2021, o número disparou para 158.

Ano passado, a quantidade de denúncias chegou a 412. Em 2023, de janeiro a 17 de abril, a controladoria recebeu 151 reclamações do tipo.

Michelle Heringer, chefe da assessoria de apoio a julgamentos da CGDF e integrante da Comissão Especial de Combate e Prevenção ao Assédio do GDF, afirma que assédios morais podem ser caracterizados por ações constrangedoras ou desrespeitosas, em qualquer nível de hierarquia.

Entenda o que é assédio moral, o que o caracteriza e como denunciá-lo

Ela explica que, em 2020, o governo local publicou um decreto que regulamentava melhor a apuração de ocorrências do tipo.

“Desde a publicação do decreto e com as inúmeras capacitações feitas ao longo dos anos, a gente acredita que as pessoas estão tendo mais contato com o tema, consciência de que elas podem denunciar. Tudo isso dá mais segurança às vítimas, que acabam denunciando mais”, diz.

Segundo a própria CGDF, todas as ouvidorias do DF podem receber denúncias de assédio moral ou sexual por meio do site ouv.df.gov.br; pelo telefone 162 e presencialmente (a depender das regras vigentes por conta da pandemia).

Ocorrências em escolas

Ainda de acordo com os dados da Controladoria-Geral do DF, entre 2016 e 2022, houve aumento das denúncias de assédio moral e/ou sexual em ambientes escolares.

Em 2016, por exemplo, foram registradas quatro ocorrências do tipo. No ano passado, o número saltou para 53 — o que representa um aumento de mais de 1.000%.

Caminho das denúncias

Segundo Michelle, todas as denúncias, independentemente da natureza, são encaminhadas à Ouvidoria Geral do DF e, de lá, distribuídas para os órgãos envolvidos

 

“Pode ser anónima, feita por terceiros e é garantido o sigilo em todo o processo apuratório”, completa.

Michelle ainda afirma que diversos servidores do DF recebem cursos de capacitação para serem capazes de identificar e prestar auxílio quando algum tipo de abuso ocorrer.

“Realizamos inúmeras capacitações para que as pessoas entendam o que é assédio como ele ocorre. Mil servidores já participaram dos cursos, que têm carga horária mínima de 20h. Eles aprendem como a vítima deve ser acolhida e como eles podem auxiliar no curso das apurações”, diz.

As denúncias são encaminhadas à Comissão de Ética do órgão em que ocorreu o suposto assédio. São as Comissões que tomam as devidas providências em relação à apuração. A CGDF cuida do processo apenas quando as acusações envolvem servidores da controladoria ou do alto-escalão do Executivo local.

 

fonte: https://www.metropoles.com/distrito-federal/denuncias-de-assedio-no-servico-publico-aumentaram-mais-de-5-000-em-seis-anos


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...