Quase lá: Curso auxilia na identificação de sinais de fragilidade e depressão em idosos

Coordenado pela USP e UFMG, curso on-line capacitará profissionais da saúde a detectar sinais de fragilidade e depressão em idosos

 Publicado: 09/04/2024
 
A Casa Ondina Lobo, entidade sem fins lucrativos de longa permanência de idosos, fundada em 1950 na Zona Sul de São Paulo, irá capacitar profissionais da saúde que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs). O curso denominado Abordagem Multidisciplinar de Depressão em Idosos auxiliará as equipes de saúde a identificar, monitorar e acompanhar de forma eficaz planos de saúde personalizados para essa população. A atividade, que tem a coordenação científica da USP e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), terá seu lançamento oficial no dia 15 de maio, das 9 às 10 horas. 
 

O curso é uma das etapas multiplicadoras do projeto Plataforma de Apoio à Depressão 60+, que teve início em agosto de 2020 e envolveu uma equipe formada por  profissionais das áreas de psicologia, gerontologia, educação física, fisioterapia, farmácia, fonoaudiologia, psiquiatria e geriatria na formulação de um protocolo em parceria com o Núcleo de Geriatria da Faculdade de Medicina da USP e o Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG

Os que realizarem a inscrição, além de terem a oportunidade de descobrir estratégias de prevenção e promoção da saúde mental, oferecidas pelo curso, também terão acesso a mais de 10 videoaulas, que abordam as perspectivas e contribuições das equipes científicas da USP, UFMG e de profissionais multidisciplinares envolvidos ao longo do projeto. Após o evento de lançamento da capacitação, será disponibilizado um link para os profissionais da saúde entrarem nas aulas de Abordagem Multidisciplinar na Depressão da Pessoa Idosa. Ao final, os participantes receberão certificado. 

Os temas abordados nos encontros serão: epidemiologia e depressão em idosos; desafios e estratégia na identificação e diagnóstico; e iniciação na abordagem farmacológica, até ativação no manejo de sintomas depressivos.

O grupo de trabalho da plataforma é composto dos professores Antônio Carlos Pereira Barretto Filho – coordenador-geral do Ambulatório de Geriatria do Hospital das Clínicas da USP, Edgar Nunes de Moraes – professor titular do Departamento de Clínica Médica da UFMG, e Bernardo de Mattos Viana – professor assistente do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da UFMG.

As vagas são gratuitas e limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo link Projeto Plataforma | Ondina Lobo

Mais informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

fonte: https://jornal.usp.br/diversidade/curso-auxilia-na-identificacao-de-sinais-de-fragilidade-e-depressao-em-idosos/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...