Quase lá: Enfrentamento ao câncer de colo de útero será discutido pela CAS nesta quarta (24/5)

O pedido para o debate foi feito pela senadora Teresa Leitão (PT-PE)

O enfrentamento ao câncer de colo de útero é o assunto de audiência pública da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) agendada para as 14h desta quarta-feira (24). O pedido para o debate foi feito pela senadora Teresa Leitão (PT-PE). Ela argumenta que no Brasil, excluídos os tumores de pele não melanoma, o câncer de colo de útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres, apesar de prevenível, de ter diagnóstico e tratamento simples, além de baixo custo. 

Teresa Leitão ressalta que chega a 17.010 o número estimado de casos novos da doença para o Brasil, para cada ano do triênio de 2023 a 2025. O risco estimado é de 15,38 casos a cada 100 mil mulheres, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), mencionados pela senadora. 

Foram convidados a audiência pública especialistas como o diretor do Departamento de Gestão do Cuidado Integral da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Marcos Vinicius Soares Pedrosa, e a coordenadora do programa Útero é Vida, da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Jurema Telles de Oliveira Lima. Também confirmaram presença Rose Santos, gestora de Política de Saúde da População Negra do Recife, que representa o Movimento Rede de Mulheres Negras; e Mariana Seabra, coordenadora da Ong Bloco A.

Saiba mais

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Agência Senado -  https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2023/05/23/enfrentamento-ao-cancer-de-colo-de-utero-sera-discutido-pela-cas-nesta-quarta


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...