Quase lá: 'Falta o reconhecimento da categoria', diz presidenta da Federação das Domésticas de SP

Janaína Souza destacou em entrevista que hoje apenas 23% das domésticas são registradas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
 

Ouça o áudio:

00:00
08:37
Download

Apesar da PEC das Domésticas, a discriminação contra a categoria ainda continua. - Tânia Rego / Agência Brasil

 

Dia 27 de abril é celebrado o Dia Nacional da Trabalhadora Doméstica. O mês marca também o aniversário da aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das Domésticas, um conjunto de regras que estabeleceram a igualdade trabalhista entre a categoria profissional e os demais trabalhadores urbanos e rurais. Mas a realidade ainda impõe uma série de desafios. Para falar sobre este cenário, o Central do Brasil recebeu nesta sexta-feira (26) Janaína Souza, presidente da Federação dos Trabalhadores e Empregadas Domésticas de São Paulo.

 

A representante das domésticas ainda lembrou que um relatório recente da Comissão Pastoral da Terra (CPT) mostrou que houve aumento no número de trabalhadoras domésticas resgatadas de trabalho escravo, o que mostra a vulnerabilidade das domésticas a esse crime. "A gente tem muitas domésticas que vêm de outros países, como por exemplo das Filipinas, e elas são trazidas via agências, falando de um sonho, que não vai ser realizado. Muitos mantém elas em cárcere privado e muitas vezes quando os casos chegam na mídia já tem 30, 35 anos."

A entrevista completa, feita pelo apresentador Kaique Santos, está disponível na edição desta sexta-feira (26) do Central do Brasil, que está disponível no //www.youtube.com/@brasildefato" target="_blank" rel="noopener" style="box-sizing: border-box; margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: bold; font-stretch: inherit; font-size: inherit; line-height: inherit; font-family: inherit; font-optical-sizing: inherit; font-kerning: inherit; font-feature-settings: inherit; font-variation-settings: inherit; vertical-align: baseline; color: rgb(205, 4, 18); text-decoration: none; cursor: pointer;">canal do Brasil de Fato no YouTube.

 

E tem mais!

Sem veneno 

 

Em ação inédita, organizações da América Latina denunciam Bayer à OCDE por danos causados pelo glifosato.

 

Central do Brasil é uma produção do Brasil de Fato. Ele é exibido de segunda a sexta-feira, ao vivo, sempre às 13h, pela Rede TVT e por emissoras parceiras.

Edição: Nicolau Soares

 
 

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...