Quase lá: 'Mais verde e menos cinza': mulheres enfrentam adversidades no cultivo de agroflorestas e hortas urbanas no RJ

Minidocumentário retrata importância da agricultura urbana na vida de mulheres em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
 


Agricultoras urbanas do município de Caxias e equipe do documentário “Mais verde e menos cinza” - ONG Capina

 

É possível produzir comida na cidade? A partir dessa pergunta, quatro moradoras da cidade de Duque de Caxias, na baixada fluminense, relatam como a agricultura urbana influenciou suas trajetórias pessoais. 

Rosalia, Sheila, Vanessa e Juliana são as protagonistas do minidocumentário “Mais verde e menos cinza - a importância da agricultura urbana”, realizado pela Cooperação e Apoio a Projetos de Inspiração Alternativa (Capina), e disponível no Youtube.

{youtube)

}

O vídeo faz parte de uma série de documentários do projeto Economias Populares e mostra a rotina dessas mulheres que desafiaram as adversidades para cultivar em meio ao concreto. Além disso, destaca a importância da agricultura e de quintais produtivos na construção de um ambiente mais sustentável.

Cada história é um testemunho da resiliência e determinação dessas mulheres, que encontraram nas hortas urbanas e agroflorestas não apenas uma fonte de subsistência, mas também um propósito de vida.

Sobre o projeto

O projeto Economias Populares busca promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental de forma integrada nas áreas de influência da Refinaria de Duque de Caxias (REDUC), fortalecendo empreendimentos econômicos populares (EEPs), conectados por redes democráticas, ecológicas e inovadoras.

Segundo a Capina, a iniciativa, realizada em parceria com a Petrobras e com apoio da AS-PTA, articula formação, assessoria e suporte à gestão com um programa de educação ambiental que interrelaciona o uso dos recursos naturais, promovendo cidadania, direitos humanos e justiça climática. As próximas oficinas de educomunicação começam em março com outras iniciativas mapeadas no território de Duque de Caxias.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Clívia Mesquita

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2024/03/03/mais-verde-e-menos-cinza-mulheres-enfrentam-adversidades-no-cultivo-de-agroflorestas-e-hortas-urbanas-no-rj

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...