Quase lá: Celebramos os 30 anos de existência de Criola

Seguindo os passos das ancestrais, no dia 2 de setembro, Criola completou 30 anos de história! Com uma trajetória marcada pela tecnologia, sabedoria, amor e legado das mulheres que vieram antes e que se perpetua até hoje, a organização segue o aprendizado daquelas que, desde África, lideram e cuidam de seus povos em prol de um avanço e uma transformação coletiva. (texto do convite para a celebraçãio dos 30 anos de Criola)

Guacira César de Oliveira - CFEMEA

criola30anosA todas as companheiras de Criola, essas mulheres negras incríveis, eu quero agradecer pela oportunidade de celebrar com vocês esses 30 anos. Agradecer e reconhecer a coragem dessa existência e a força que compartilham de resistência!!!

Quero honrar todas as Criolas e, em especial, à Lúcia Xavier e à Jurema Werneck, amigas queridas do coração, pela relevância da disposição política, pela firmeza dos seus passos, pela importância que a existência desta organização e sua resistência têm para o avanço da luta antirracista e feminista no Brasil, sua radicalização e ampliação.

CFEMEA e Criola são contemporâneas (CFEMEA nasce em 1989 e Criola em 1992), juntas travamos muitas lutas pelos direitos das mulheres e contra o racismo. E também dinamizamos processos de sensibilização, formação e mobilização social... Lembro da gente se encontrando por causa da CPI contra a esterilização massiva de mulheres, ainda em 1993,  da campanha Onde Você Guarda o Seu Racismo?, nas muitas parcerias entre a AMB e a AMNB, na construção da Plataforma Política Feminista, na Marcha de Zumbi dos Palmares, na articulação para a Conferência de Durban, na concepção do Orçamento Mulheres, na criação do Observatório de Direitos Humanos Crise e Covid 19...

Criola abriu muitos caminhos e trouxe muita gente para caminhar junto na luta contra o racismo patriarcal cis-heteronormativo. E de verdade, agradeço a regalia!  Neste momento tão desafiante que estamos vivendo no nosso país, contar com Criola viva, vibrante, potente, agregadora, mobilizadora faz muita diferença.

Todas, todos, todes que defendem direitos e lutam contra as injustiças e pelo Bem Viver, celebremos a existência de Criola. Que esses passos delas que vêm de longe sempre nos norteiem, inspirem, desafiem!  Parabéns Criola!!! Vida longa prá vocês.

 

 

 

Para conhecer mais o Criola, e participar de sua caminhada, visite https://criola.org.br/

 

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...