Quase lá: Entrevista com Vladimir Safatle

 

 

Em nossa conversa com Vladimir Safatle, inspirados pelo seu novo livro Alfabeto das colisões, tratamos dos desafios e das crises do mundo contemporâneo e das tarefas de uma filosofia prática à sua altura. Analisamos o avanço da extrema-direita na Argentina e seus possíveis significados para o Brasil e para a América Latina. Colocamos, em seguida, a esquerda em questão, refletindo sobre o que seriam lutas universalistas ou identitárias, sobre o papel da dialética em um pensamento crítico na periferia do capitalismo e, por fim, sobre como a experiência estética pode nos fornecer modelos ou suportes para lutas por transformação social.

Vladimir Safatle é professor titular do Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo , universidade na qual também leciona como professor de psicologia. É autor de diversos livros, como A Paixão do Negativo: Lacan e a dialética, Cinismo e Falência da Crítica, A esquerda que não teme dizer seu nome, O Circuito dos Afetos: corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo, Só mais um esforço, Dar corpo ao impossível: o sentido da dialética a partir de Theodor Adorno, Em um com o impulso, e muitos outros. Lançou, recentemente, pela editora UBU, o livro Alfabeto das colisões: filosofia prática em modo crônico.

Livros publicados de Vladimir Safatle


Alfabeto das colisões: Filosofia prática em modo crônico – https://amzn.to/3PDSHxR

O circuito dos afetos: Corpos políticos, desamparo e o fim do indivíduo – https://amzn.to/43eKyoV

Dar corpo ao impossível: O sentido da dialética a partir de Theodor Adorno – https://amzn.to/3PitrNf

Maneiras de transformar mundos: Lacan, política e emancipação – https://amzn.to/3V6nqqK

Cinismo e Falência da Crítica – https://amzn.to/3T8AGIR

Grande hotel abismo: Por uma reconstrução da teoria do reconhecimento – https://amzn.to/3PbZLS4

Só mais um esforço: Como chegamos até aqui ou como o país dos “pactos”, das “conciliações”, das “frentes amplas” produziu seu próprio colapso – https://amzn.to/4a4HldO

Introdução a Jacques Lacan – https://amzn.to/3Tv9nd1

A paixão do negativo: Lacan e a dialética – https://amzn.to/49MfoI5

A Esquerda que Não Teme Dizer seu Nome – https://amzn.to/43dPlXN

Neoliberalismo como gestão do sofrimento psíquico – https://amzn.to/3VdawqV

 

fonte: https://aterraeredonda.com.br/entrevista-com-vladimir-safatle/


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...