Quase lá: Economia para transformação social: pequeno manual para mudar o mundo

 

Autores: Juliane Furno e Pedro Rossi
Ilustrações: Gazetinha dA Guanabara
Apoio: Fundação Perseu Abramo
Páginas: 232
ISBN: 978-65-87233-94-9
Ano: 2023

R$80.00

 

 

Baixe o arquivo do livro em https://fpabramo.org.br/publicacoes/wp-content/uploads/sites/5/2023/07/Economia-da-transformacao-WEB-4.pdf

Sobre o autor

Juliane Furno

Juliane Furno é cientista social e graduanda em Ciências Econômicas, mestre e doutora em Desenvolvimento Econômico na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi assessora sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT), gestora de políticas sociais na prefeitura municipal de São Paulo, gestão de Fernando Haddad (PT), assessora parlamentar e Economista-chefe do Centro de Estudos de Economia (CEE) do Instituto para a Reforma das Relações entre Estado e Empresa (IREE). Atualmente é assessora especial da Presidência do BNDES e professora da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Pedro Rossi

Pedro Rossi é professor livre-docente do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor pela Unicamp, foi diretor da Sociedade Brasileira de Economia Política (2014-2018), diretor do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica da Unicamp (2015-2018), pesquisador visitante da Unctad/ONU em Genebra (2010), professor visitante da Fudan University em Shanghai (2019) e foi pesquisador visitante na University College London (2022). Autor do livro Taxa de Cambio e Política Cambial no Brasil e coorganizador do livro Economia pós-pandemia: desmontando os mitos da austeridade fiscal e construindo um novo paradigma econômico, publicado pela Editora Autonomia Literária.

 

Este livro busca dar sua modesta contribuição para transformar a realidade ao sistematizar e hierarquizar o conhecimento econômico básico para que este sirva de instrumento para compreensão crítica da economia brasileira e internacional. Trata-se de um livro acessível para não economistas que, apesar de introdutório em vários aspectos, também indica caminhos para aprofundamento nos diferentes temas tratados por meio da indicação de livros, filmes e outros conteúdos.

A produção deste livro deu-se a partir do curso de ensino a distância Economia para transformação social, promovido pela Fundação Perseu Abramo (FPA) em 2021, em plena pandemia, e que reuniu milhares de pessoas. Dado o sucesso do curso e a demanda por materiais didáticos com uma visão crítica em economia, este livro adapta o espírito do curso para a linguagem escrita, com auxílio artístico das ilustrações da Gazetinha da Guanabara, e aproveita sua estrutura dividida em quatro partes e 16 capítulos.

A primeira parte do livro contém elementos teóricos e conceituais sobre Economia Política, ferramentas analíticas úteis para a interpretação da realidade econômica. Já a segunda parte do livro analisa as transformações do capitalismo internacional em um sobrevoo panorâmico que vai do século XIX aos dias atuais. O Brasil é tema da terceira parte que enfatiza a evolução recente da economia brasileira e termina com a proposição de um modelo econômico socialmente justo e ambientalmente sustentável. Por fim, a última parte busca desmontar mitos econômicos de forma a servir como insumo para a disputa de narrativas que acontece no debate público.

“Este livro sistematiza e hierarquiza o conhecimento econômico básico para que este sirva de instrumento para a interpretação da realidade econômica. Trazemos elementos teóricos e conceituais, discutimos a história do capitalismo internacional e a evolução da economia brasileira. Além disso, desmontamos alguns mitos econômicos presentes no debate público.”
– Juliane Furno

“O nosso objetivo é mostrar como a sociedade funciona, suas injustiças, suas relações de exploração e apontar caminhos para a transformação social. Trata-se de um livro de introdução à economia, acessível para não-economistas e maravilhosamente ilustrado pela Gazetinha da Guanabara!”
– Pedro Rossi

 

fonte: https://autonomialiteraria.com.br/loja/economia/economia-para-transformacao-social-pequeno-manual-para-mudar-o-mundo/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...