Quase lá: Miguelina, um exemplo de mulher

Teu legado, Miguelina Vecchio, é exemplo para nós. 

Artigo elaborado por Marllise Fernandes (PT/RS) para a RED 08/07/2023 14:55 • Rede Estação Democracia

Miguelina, um exemplo de mulher

 

 

De MARLISE FERNANDES*

Teu legado, Miguelina Vecchio, é exemplo para nós. Muitas lutas travamos juntas, tu como integrante do PDT e eu do PT, em tempos idos, quando nossos espaços e participação na política eram vistos quase como de “mulheres intrusas”. Muitas vezes suportamos duros ataques, mas nunca engolimos, não silenciamos, sempre reagimos, rebatendo e afirmando nosso direito de estarmos onde queríamos estar.

As lutas foram avançando, junto com nosso aprendizado, nossas elaborações e o fortalecimento das nossas conquistas por espaços plenos para as mulheres.

Em 2004 eu estava no governo Lula, na Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, em Brasília, e tu eras uma das organizadoras da conferência de políticas para as mulheres; cheguei aqui no RS e tu me abraçaste, me acolheste com todas as angústias e tarefas que eu tinha como coordenadora executiva da Primeira Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, nunca vou me esquecer! Nunca! Obrigada Miguelina!

Na sequência eu tirei o pé, tu aceleraste e seguiste firme! Tua presença na política partidária fez e faz toda a diferença para o avanço da participação das mulheres nos espaços de poder no Brasil.

Nós duas seguimos sempre nos falando, na Rede Estação Democracia tu foste presença constante, dando contribuições fundamentais para o debate sobre a construção da Frente Ampla no RS e no Brasil, nem tudo deu certo, mas insistimos.

No mundo, tu marcaste presença pela tua atuação internacional, especialmente no tema das questões de gênero. Muitas vezes foste atacada por isso! Lembro muito bem! Um desses ataques foi bem recente inclusive!

Ultimamente nossas conversas foram sobre a luta pela vida. Fomos vítimas da mesma doença, lutamos muito, venci e busquei sempre compartilhar contigo as aprendizagens desta luta. Tu lutaste com todas as tuas forças, fizeste tudo que pudeste, apostaste na ciência e focaste no tratamento. Infelizmente, a doença tem tirado do nosso meio milhares de pessoas, muitas pessoas imprescindíveis, tu és uma dessas!

Hoje é um dia muito triste para a política brasileira, para nós mulheres feministas! Apenas nos resta desejar que tu descanses e onde estiver sigas tendo muita LUZ!

Lembraremos sempre da tua coragem em falar por nós, em dizer muitas coisas que nem sempre tivemos coragem de falar, mas que precisavam ser ditas!

MIGUELINA PRESENTE!

 

*Militante feminista e administradora pública.

Foto: Reprodução

fonte: https://red.org.br/noticia/miguelina-um-exemplo-de-mulher/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...