SOS Corpo e o Centro de Documentación Y Estudios (CDE) promovem o Seminário Regional “Travessias feministas destes tempos: a história, a práxis no presente e as utopias”
SOS_Corpo
O território latinoamericano ou, como bem diz Lélia Gonzalez, a Améfrica, tem sido atravessada, ao longo de sua história, por desafios para implementação da democracia. Ao mesmo tempo, o feminismo callejero, ou seja, o feminismo que se expressa nas ruas é pulsante. As mulheres latinas ou amefricanas conformam um movimento vitorioso em relação às conquistas que conseguiu impor contra a expropriação dos corpos e dos territórios.
Essa história demonstra como o feminismo importa para a democracia e como o movimento tem participação em todos os avanços sociais, nas grandes mudanças humanitárias em prol da igualdade e dos direitos humanos não só de nós mulheres, mas de toda humanidade. Por ser uma corrente de ideias e um movimento com propostas de mudança social profundamente entrelaçadas com outras lutas emancipatórias da humanidade, o feminismo alarga os horizontes e as paredes da democracia e, consequentemente, também nos dá uma perspectiva de futuro mais democrático e comum.
Diante, então, da importância de analisar a conjuntura atual do feminismo latino e os desafios democráticos que o continente vive, o SOS Corpo e o Centro de Documentación Y Estudios (CDE) promovem o Seminário Regional “Travessias feministas destes tempos: a história, a práxis no presente e as utopias”, no qual a noite de abertura será realizado um debate aberto ao público sobre as lutas em comum na américa latina ou Améfrica e a participação do feminismo nas democracias.
O debate terá o formato de roda de diálogo para a qual foram convidadas feministas do Paraguai, Chile, Colômbia, Peru, Argentina, México e Brasil. O evento é aberto a todas as pessoas e seu objetivo é debater coletivamente a relação entre feminismo e democracia, tendo em perspectiva as possib móilidades e desejos para o futuro do continente, do ponto de vista do movimento social feminista. O debate acontecerá na próxima quarta-feira, 24 de maio, às 18h, em Natal, no espaço La Luna.
O quê? “Feminismo e democracias na américa latina: lutas em comum”
Quem? Feministas de: Paraguai, Chile, Colômbia, Peru, Argentina, México e Brasil.
Quando? Quarta-feira, dia 24/05/2023, a partir das 18h30
Onde? La Luna, Praça da Guerreira. Alameda das Acácias, 10. Neópolis, Natal (RN)