Quase lá: Em Natal/RN: Debate público sobre democracia contará com participação de feministas de sete países latinoamericanos

SOS Corpo e o Centro de Documentación Y Estudios (CDE) promovem o Seminário Regional “Travessias feministas destes tempos: a história, a práxis no presente e as utopias”

SOS_Corpo

 

O território latinoamericano ou, como bem diz Lélia Gonzalez, a Améfrica, tem sido atravessada, ao longo de sua história, por desafios para implementação da democracia. Ao mesmo tempo, o feminismo callejero, ou seja, o feminismo que se expressa nas ruas é pulsante. As mulheres latinas ou amefricanas conformam um movimento vitorioso em relação às conquistas que conseguiu impor contra a expropriação dos corpos e dos territórios. 

Essa história demonstra como o feminismo importa para a democracia e como o movimento tem participação em todos os avanços sociais, nas grandes mudanças humanitárias em prol da igualdade e dos direitos humanos não só de nós mulheres, mas de toda humanidade. Por ser uma corrente de ideias e um movimento com propostas de mudança social profundamente entrelaçadas com outras lutas emancipatórias da humanidade, o feminismo alarga os horizontes e as paredes da democracia e, consequentemente, também nos dá uma perspectiva de futuro mais democrático e comum.

Diante, então, da importância de analisar a conjuntura atual do feminismo latino e os desafios democráticos que o continente vive, o SOS Corpo e o Centro de Documentación Y Estudios (CDE) promovem o Seminário Regional “Travessias feministas destes tempos: a história, a práxis no presente e as utopias”, no qual a noite de abertura será realizado um debate aberto ao público sobre as lutas em comum na américa latina ou Améfrica e a participação do feminismo nas democracias. 

O debate terá o formato de roda de diálogo para a qual foram convidadas feministas do Paraguai, Chile, Colômbia, Peru, Argentina, México e Brasil.  O evento é aberto a todas as pessoas e seu objetivo é debater coletivamente a relação entre feminismo e democracia, tendo em perspectiva as possib móilidades e desejos para o futuro do continente, do ponto de vista do movimento social feminista. O debate acontecerá na próxima quarta-feira, 24 de maio, às 18h, em Natal, no espaço La Luna. 


O quê? “Feminismo e democracias na américa latina: lutas em comum”
Quem? Feministas de: Paraguai, Chile, Colômbia, Peru, Argentina, México e Brasil.

Quando? Quarta-feira, dia 24/05/2023, a partir das 18h30 

Onde? La Luna, Praça da Guerreira. Alameda das Acácias, 10. Neópolis, Natal (RN)

fonte: https://soscorpo.org/?p=17689


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...