Quase lá: Diálogos pela Democracia: Ativistas recebem parlamentares em café da manhã no Salão Negro da Câmara d@s Deputad@s

Atividade faz parte do evento que segue até essa quinta-feira (2), em Brasília

Ivana Sant’Anna - Cfemea

Joluzia Batista, assessora do CfemeaDepois de um momento acolhedor e leve na noite da terça-feira, as atividades desta quarta (1º/3) do “Diálogos pela Democracia: Fortalecendo a luta pelos Direitos Humanos no Congresso Nacional” começaram com um encontro entre movimentos sociais e parlamentares.

Para @s parlamentares das duas casas legislativas, Câmara e Senado, as ativistas e representantes das dezenas de entidades que estão em Brasília para a jornada de ativismo e incidência no Parlamento ofereceram um café da manhã, com cardápio de várias regiões do país. A ideia é fortalecer o diálogo das pautas feministas chamando atenção para a importância da atuação da sociedade civil e do governo em favor das políticas públicas voltadas às mulheres.

A importância, além de estreitar os laços entre movimentos sociais e parlamentares, segundo Simony dos Anjos, da Rede de Mulheres Negras Evangélicas, é fortalecer a pauta feminista diante de um Congresso ainda mais conservador.

“Temos que nos fortalecer enquanto movimentos para encarar uma oposição desonesta, fundamentalista e que vai usar os direitos das mulheres como ferramenta de ataque ao governo do presidente Lula, e esse é um desafio enorme para os movimentos sociais. Temos que puxar também o governo Lula para o nosso campo”, ressaltou.

Ainda na programação do “Diálogos pela Democracia” desta quarta-feira haverá um momento de falas das representantes dos movimentos sociais, organizações e parlamentares às 14h, no hall da taquigrafia da Câmara dos Deputados. 

As organizações que coordenam a atividade são: Centro Feminista de Estudos e Assessoria (CFEMEA); Rede de Desenvolvimento Humano – REDEH; Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar – DIAP; Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos – ABGLT; Instituto Socioambiental (ISA); Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC); Instituto de Estudos Socioeconômicos (INESC); Comunicação e Memória Afro-brasileira (IROHÍN); Movimento de Trabalhadores sem Terra (MST); Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura – CONTAG; GreenPeace; Terra de Direitos; Campanha Nem Presa nem Morta; Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e Pela Legalização do Aborto (FNPLA); Intervozes; Centro de Documentação; Articulação para o Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil (AMDH); Católicas pelo Direito de Decidir; ABONG; Rede de Mulheres de Pernambuco; Coletiva Luiza Mahin; Curumim; OXFAM Brasil; Gelédes – Instituto da Mulher Negra; Rede Nacional de Feministas Antiproibicionistas (RENFA); FLD-COMIN-CAPA; Centro de Assessoria Multiprofissional (CAMP); Frente de Mulheres Negras do DF (FMNDF); Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH).

 

erika kokay

Deputada Erika Kokay (PT-DF)

 

maria do rosario

Deputada Maria do Rosário (PT-RS)

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...