Quase lá: DISTRITO FEDERAL: Festival Feminina Rock acontece neste sábado (5)

Evento na Candangolândia inclui show da clássica banda de punk 'As Mercenárias' (SP) e atividades culturais

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Formado no início dos anos 1980, o grupo As Mercenárias se destaca como um dos ícones do punk rock brasileiro - Foto: Joelma Antunes

O Festival Feminina Rock – Todos Contra o Feminicídio acontece no dia 5 de outubro na Praça do Bosque da Candangolândia, região administrativa do Distrito Federal. Com entrada gratuita e início marcado para às 13h, o evento faz parte da campanha Feminicídio Zero, promovida pelo Governo Federal, com o objetivo de unir vozes em denúncia do alarmante índice de assassinato de mulheres e de todas as formas de violência de gênero.

A programação diversificada do festival inclui uma série de atrações musicais e culturais com destaque para mulheres da cena local. O ponto alto da celebração será o show de encerramento da icônica banda paulista 'As Mercenárias', referência no punk rock brasileiro desde o início dos anos 1980.

O festival também reunirá diversas bandas de rock autoral do DF, incluindo Anna Rocha, Trost, Asteróide Lisérgico, Arandu Arakuaa, Mariana Camelo, Nume Consense, Rota 040, Lya, Xavosa, Arguerom, Kids Grace e Cálida Essência, criando um intercâmbio cultural entre as capitais Brasília e São Paulo.

Ayla Serena, uma baterista de 24 anos que tem Síndrome de Down, é uma das idealizadoras do festival. Com um olhar atento à alarmante questão do feminicídio, Ayla propõe uma ação lúdica de repúdio a essa prática de crime hediondo.

Além das atrações musicais, o festival contará com atividades voltadas ao público infantil, com a participação do artista plástico Lúcio Piantino, também com síndrome de Down, e da Cia de Circo e Teatro Sagrado Riso, que visam conscientizar as novas gerações sobre a importância do combate à violência de gênero.


A banda Cálida Essência, formada pela baterista Ayla Serena, uma das idealizadoras do festival. / Foto: Divulgação

As Mercenárias

A trajetória de 'As Mercenárias' é marcada por um som potente e letras que refletem questões sociais e políticas, características fundamentais do punk rock. A banda se tornou uma referência não apenas pela sua música, mas também pela sua postura de resistência e empoderamento feminino em um cenário musical predominantemente masculino. A formação atual conta com Sandra Coutinho (baixo e vocal), Silvia Tape (guitarra) e Pitchu Ferraz (bateria).

Serviço

Festival Feminina Rock – Todos Contra o Feminicídio

5 de outubro (sábado), a partir das 13h

Praça do Bosque da Candangolândia | Entrada Gratuita

Atrações confirmadas: Ayla Serena - Cálida Essência - Nume Consense - Xavosa - Kids Grace - Arandu Arakuaa - Arguerom - Mariana Camelo - Asteróide Lisérgico - Rota 040 - Baião de 2 - Trost - Cia de Circo e Teatro Sagrado Riso - Lúcio Piantino - Valquíria Mendes - Santa Surda - Lory Lima - Lya - Anna Rocha

:: Clique aqui para receber notícias do Brasil de Fato DF no seu Whatsapp :

Edição: Márcia Silva

 

FONTE: https://www.brasildefatodf.com.br/2024/09/30/festival-feminina-rock-acontece-neste-sabado-5

 


Matérias Publicadas por Data

Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Recomendamos a leitura

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...