Quase lá: Socióloga Susana Bleil lança livro sobre uma das mais bem-sucedidas experiências do MST

Livro foi originalmente publicado em francês em 2012, e agora ganha versão em português editada pela Contracorrente

São Paulo, SP |

Ouça o áudio:

 
 
00:27
01:41
 

Livro é contraponto à desinformação espalhada sobre o MST - Divulgação

 

Começou como uma pesquisa acadêmica. Quando era doutoranda pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), Universidade do Havre, a socióloga Susana Bleil fez um longo trabalho de campo entre os anos de 2000 e 2003 no assentamento Santa Maria, com os sócios da Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória Ltda (Copavi), em Paranacity, no noroeste do Paraná. O assentamento tinha sido fundado menos de uma década antes, em 1993.

O trabalho usou ferramentas como análise histórica, entrevistas abertas, histórias de vida e a observação participante. Virou um livro em francês, lançado em 2012, e agora ganha versão em português editada pela Ed. Contracorrente, sob o título “MST: a construção do comum”.

Dois eventos de lançamento acontecem nesta semana: na segunda-feira (15), em Santos, na Realejo Livraria; e na quarta (17), em São Paulo, na Livraria da Vila. A obra também pode ser adquirida pelo site da Contracorrente.

O livro se insere no estudo da “luta pelo reconhecimento”, objeto de pesquisa em Ciências Sociais. 

Além de registrar a história de uma das mais bem-sucedidas experiências do MST, Bleil se ampara na sociologia para analisar a complexidade e os desafios de convivência, produção e resistência na luta pela reforma agrária no Brasil. Com seu trabalho etnográfico, a autora revela, em detalhes, o funcionamento da cooperativa, as decisões políticas e as dificuldades da construção coletiva.

Serviço:

Santos
15 de julho – 18h
Realejo Livraria
Avenida Marechal Deodoro, 2 – Gonzaga
Bate-papo animado pela jornalista Cidinha Santos

São Paulo
17 de julho – 18h
Livraria da Vila
Rua Fradique Coutinho - Vila Madalena
Bate-papo animado pelo jornalista Alberto Villas

Edição: Raquel Setz

 

fonte: https://www.brasildefato.com.br/2024/07/14/sociologa-lanca-livro-sobre-uma-das-mais-bem-sucedidas-experiencias-do-mst

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...