Quase lá: Auditoria Cidadã da Dívida participa da Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos

Começa na manhã desta quinta-feira (22), a Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos. A atividade, que irá até sábado (24), ocorrerá no Centro de Convenções Foz do Iguaçu CECONFI, em Foz do Iguaçu, Paraná. O encontro buscará debater os rumos da política regional e construir unidade em torno de uma plataforma político-programática para a integração dos povos da América Latina e do Caribe.

Nos dias 22 a 24 de fevereiro de 2024, realiza-se em Foz do Iguaçu (PR) a Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, e a ACD marca presença, inclusive com a distribuição de folheto inédito em português e espanhol (ACESSE NO LINK).

O folheto, com o título “É NECESSÁRIO INTEGRAR NOSSOS POVOS NO ENFRENTAMENTO AO SISTEMA DA DÍVIDA” mostra como o Sistema da Dívida tem prejudicado a população no Brasil e em outros países, e propõe que “Unifiquemos nossas lutas no enfrentamento ao Sistema da Dívida mediante a realização de sua auditoria integral! Vamos garantir vida digna para os povos da América Latina e Caribe!”

A Coordenadora do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida em Três Lagoas (MS), Gleice Nogueira, participa do evento.

Acesse o Folheto aqui!

 

fonte: https://auditoriacidada.org.br/nucleo/auditoria-cidada-da-divida-acd-participa-da-jornada-latino-americana-e-caribenha-de-integracao-dos-povos/

 

Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos começa nesta quinta-feira (22)

Atividade reunirá 1500 pessoas de 20 países para discutir a articulação dos povos da região

Brasil de Fato
Curitiba (PR) |
Evento acontece no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (Rua Jardim Alegre esquina com a Avenida das Cataratas) - Divulgação

Começa na manhã desta quinta-feira (22), a Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos. A atividade, que irá até sábado (24), ocorrerá no Centro de Convenções Foz do Iguaçu CECONFI, em Foz do Iguaçu, Paraná. O encontro buscará debater os rumos da política regional e construir unidade em torno de uma plataforma político-programática para a integração dos povos da América Latina e do Caribe.

Ao todo, 1500 pessoas de mais de 20 países da região são esperadas. Militantes de movimentos populares, sindicatos, partidos políticos, professores, estudantes, além de representantes de governos e parlamentares participarão dos três dias de debates. Entre os nomes confirmados, estão a vice-presidente da Colômbia, Francia Marquez, o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, a Senadora do Paraguai, Dra Esperanza Martínez, e Carol Proner, que assumirá uma vaga na Comissão de Ética Pública da Presidência da República no Brasil.

“Estamos vivendo níveis máximos de retrocesso de garantias e de manipulação dos sistemas de justiça contra líderes, partidos, a participação política e a vontade popular em todos os países”, afirmou Carol Proner. Um dos focos dos debates na Jornada será justamente voltado à análise da crise estrutural do capital e as ameaças para a paz e a soberania dos povos.

Rafael Freire Neto, secretário-geral da Confederação Sindical das Américas (CSA), também participará da Jornada. “O que estamos fazendo aqui é aceitar o desafio de construir a mais poderosa unidade social do nosso continente em defesa da nossa integração, a mais poderosa articulação social que possa manter um diálogo superior e diferente com as forças políticas, com os partidos políticos, com nossos presidentes”, explica Neto.

A Jornada é organizada pela ALBA Movimientos, a Assembleia Internacional dos Povos (AIP), a Confederação Sindical das Américas (CSA), a Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), a Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, bem como as universidades Unioeste e UNILA.

A expectativa é que a Jornada produza uma carta que sintetize os debates realizados e aponte os desafios para a integração latino-americana e caribenha. Além disso, no dia 23, às 19h30, ocorrerá um Ato Político com diversas autoridades da região.

Para mais informações, visite o site jornadadelospueblos.org.br

Edição: Lia Bianchini

fonte: https://www.brasildefatopr.com.br/2024/02/22/jornada-latino-americana-e-caribenha-de-integracao-dos-povos-comeca-nesta-quinta-feira-22

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...