Quase lá: Maíra do MST é eleita para a Câmara do Rio de Janeiro: 'Incontestável poder do MST no estado'

Representante do movimento destaca necessidade de construir políticas públicas de combate à fome

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Maíra Marinho: "É um mandato que pretende contribuir para a renovação da política" - Reprodução/Redes sociais

 

O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) do Rio de Janeiro conseguiu uma conquista histórica: eleger uma vereadora para a capital fluminense. Maíra do MST teve 14.667 votos e vai representar o movimento na Câmara Municipal.

Em declaração ao Brasil de Fato, Maíra afirmou que sua eleição demonstra a necessidade de colocar como centro a pauta da fome na cidade. "Há necessidade de construir e pensar políticas públicas, projetos de lei que contribuam para matar a fome das pessoas", disse.

A jovem é professora e historiadora pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), militante do Levante Popular da Juventude e do Movimento Brasil Popular.

"O MST tem uma série de ferramentas – cozinhas comunitárias, horas solidárias – que podem contribuir tanto para a organização popular como para matar a fome", lembrou. 

Ela destaca dois fatores que ajudaram na vitória. "O primeiro é o incontestável poder do MST no estado", acredita.

O movimento vem mostrando força no Rio de Janeiro desde 2022, com a eleição de Marina no MST como deputada estadual, com 46 mil votos.


Segundo Marina, a marcha traz uma simbologia muito forte das lutas populares e dos movimentos sociais / Márcio Menasce

 

Maíra também destaca o desejo por mudança do eleitorado. "Há a necessidade de renovação política. É um mandato que pretende contribuir para a renovação da política, tanto nos seus métodos, quanto na forma, para conseguir esperançar novos jovens de que a política é um caminho para todo mundo", finalizou.

MST elege mais representantes

O MST elegeu, até as 21h30 deste domingo (6), outros 38 representantes para câmaras municipais em 15 estados do país. O movimento apoiou cerca de 700 candidaturas comprometidas com as pautas da reforma agrária popular, espalhadas em 12 partidos.

Edição: Rodrigo Chagas

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...