Quase lá: Roda Lobeira - autocuidado e cuidado coletivo entre ativistas

Através de uma metodologia criativa, flexível, corporal, sensorial, viva, circular e horizontal, as rodas promovem momentos de respiro, vínculos e resistência para as participantes.

Hoje, segunda-feira, 18/09 tem Roda de cuidado no Espaço Lobeira! 

Para nós, a promoção do Autocuidado e do Cuidado Coletivo entre Ativistas é parte indissociável da nossa estratégia de transformação social, no sentido do bem viver. Na medida em que vamos encontrando caminhos para o cuidado de nós mesmas e para o nosso crescimento e fortalecimento, rompemos com as lógicas de opressão sexista e racista que dizem que toda a nossa possibilidade de cuidar é para o outro e não para nós mesmas e que, consequentemente, não somos merecedoras de cuidado, não temos o direito à saúde física e emocional, à felicidade, ao prazer e ao descanso. Por isso acreditamos que possibilitar, incentivar e fortalecer a importância do autocuidado e do cuidado coletivo, é uma forma de resistência política e de afirmação da necessidade de garantir o cuidado enquanto um elemento crucial para a existência das pessoas e afirmá-lo enquanto um direito de todos os seres.

Para isso realizamos diversas atividades de Cuidado buscando fomentar maneiras de conviver, organizar, mobilizar e estar na resistência que, desde já, em cada lugar, avancem no sentido do diálogo intercultural e do reconhecimento mútuo, bem como na superação da fragmentação que separa o pessoal do político, o emocional do racional, o corpo da alma, a sociedade da natureza.

Entre as várias formas de impulsionar o cuidado entre mulheres que lutam pelo bem viver estão as RODAS DE AUTOCUIDADO E CUIDADO COLETIVO ENTRE ATIVISTAS. Elas são um espaço de cura e de autocura, de cuidados tanto de quem oferece, quanto de quem recebe, constitui-se como uma troca, uma dádiva que circula e dá o sentido dessa construção.


Através de uma metodologia criativa, flexível, corporal, sensorial, viva, circular e horizontal, as rodas promovem momentos de respiro, vínculos e resistência para as participantes.


Ilustrações @asalamanda Arte @rita.louzeiro_art
Se quiser + informações, envie uma mensagem para nós.
#autocuidadoecuidadoentreativistas #cuidadocoletivo

 

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...