No dia 28 de julho o Cfemea deu início a mais uma Formação Feminista Antirracista de Autocuidado e Cuidado Coletivo entre Ativistas com a participação de 35 mulheres ativistas que lutam pelos direitos e vida das mulheres em diferentes frentes de luta.
CFEMEA
A seleção das participantes foi uma tarefa difícil diante das 80 inscrições de mulheres engajadas e atuantes no feminismo antirracista interessadas na perspectiva do autocuidado e cuidado coletivo como uma estratégia política para a manutenção e sustentação do ativismo feminista antirracista.
O objetivo da formação é fortalecer as capacidades de resiliência individual e coletiva das mulheres no ativismo, oferecendo um espaço seguro para a partilha de vivências e metodologias políticas de autocuidado e cuidado coletivo entre ativistas. Desejamos que por meio de reflexões, debates, partilhas e vivências de processos de Cuidado possamos construir caminhos reais e afetivos para o fortalecimento de vínculos, criação de redes de apoio e segurança garantindo a sustentação da luta feminista antirracista para alcançar as transformações sociais que muito almejamos.
Com o Autocuidado e Cuidado entre Ativistas buscamos, entre outros objetivos, proporcionar melhores condições pessoais de cada uma se dar à luta, bem como de se solidarizar com as demais, fortalecendo ainda mais nossa resistência. Queremos mobilizar a solidariedade cuidadosa de umas com as outras, que alivia as dores e gera conforto, aprofundar e ampliar a compaixão pelas mulheres agredidas de muitas formas, pelo machismo, o racismo, LGBTIfobia, etnocentrismo, a misoginia, o capacitismo.
Desejamos com esta formação continuar semeando e cultivando o autocuidado e o cuidado coletivo, favorecendo experiências individuais profundas, quanto trocas coletivas extremamente ricas. Solidariedade, amorosidade, confiança, segurança, diálogos extremamente construtivos sob uma perspectiva feminista, antirracista e decolonial de Bem Viver.