Quase lá: Projeto Todas Vivas, Livres e Sem Medo

A Rede Todas BR produziu através do Edital Futuro do Cuidado, 3 murais para comunicar, discutir e reivindicar através da arte pública a descriminalização do aborto e os direitos e justiça reprodutiva das mulheres.

 

Inspiradas pela frase “Todas vivas, livres e sem medo”, os murais foram produzidos em São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG) e Uberlândia (MG) por integrantes do Todas BR (Rede Latino-americana de Mulheres e Dissidências da Arte Urbana), que está presente em diversos países da América Latina. O grupo reúne mulheres e queers de diferentes gerações do graffiti, com presença ativa de pessoas periféricas, negras, indígenas e LGBTQIA+. A rede se apoia em uma série de conceitos, alguns deles são: Interculturalidade latino-americana; equidade; feminismo, dissidências e gênero; diversidade; sororidade e acolhimento; mátria ; proatividade e empoderamento.

A Rede Todas tem em sua história um vínculo primordial com a pauta do aborto que interliga as diversas participantes dos países que a integram. Bea Lake, integrante do grupo, comenta sobre o cenário político: “Vivemos neste ano, no Brasil, a possibilidade de avançar na garantia de direitos sexuais e reprodutivos para todas as pessoas, através da ADPF442, em votação do Supremo Tribunal Federal, que se for aprovada, descriminaliza o aborto em qualquer caso, até a 12ª semana de gestação, mais do que isso, temos a esperança de viver no país, uma compreensão de autonomia e justiça social.”

O projeto se apoia na força da arte urbana, em que o graffiti democratiza o acesso à arte e as demandas/pautas sociais, aproximando a população de temas considerados tabus através de uma linguagem interessante e acessível. Diante disso, através da criação dos murais as artistas visam despertar a reflexão e discussão sobre o aborto no Brasil, com a frase guia que é também utilizada como missão da Rede Todas no panorama latino-americano.

Kawany Tamoyos, artista visual e coordenadora nacional da Rede Todas no Brasil, conta sobre a potência do projeto: “O graffiti é uma ferramenta poderosa de comunicação, é acessível e democrático. Através dos murais conseguimos aproximar as pessoas de temas que são esquecidos ou considerados difíceis para a população.”

Afolego, artista visual de São Paulo e integrante do Todas, expressa a importância se discutir o assunto publicamente e quebrar o silêncio através da arte. “ Um assunto considerado um segredo muitas vezes na vida das mulheres. Então foi algo muito importante falar abertamente e publicamente sobre aborto através da arte. Pra mim a luta feminista é acima de tudo sobre a garantia da segurança e autonomia das mulheres e a descriminalização do aborto é parte central dessa luta.”

Conheça as artistas e seus murais:

 

Kawany Tamoyos (BH), Carolina AFolego (SP)

 

TinaSoul, Tita, Bea Lake, Camila Riot (BH)

 

 

 

 

Nada, Niit e Abraba (UDI)

 

 

Para saber mais sobre a rede acesse www.instagram.com/graffitodas_br

E para conhecer mais sobre a causa da justiça reprodutiva e direitos das mulheres acesse: https://futurodocuidado.org/

 


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...