É com profunda tristeza que Católicas pelo Direito de Decidir recebeu a notícia do falecimento de Cris Serra, psicóloga, doutora em saúde coletiva, pesquisadora de gênero e religião e ativista de @ascatolicas e da @redecatolicoslgbt.
Sua trajetória de pesquisadora e ativista foi marcada pela incansável luta pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ e por Justiça Reprodutiva. Sua partida é física, mas sua voz, conhecimentos, carinho e força continuarão presentes em todos os nossos passos e ações.
Deixamos um afetuoso abraço em todas as pessoas afetadas por essa partida. Nos unimos em oração neste momento tão difícil. Sua memória estará para sempre presente em nós. 🌈🖤
Católicas pelo Direito de Decidir
22/10/2023
fonte: https://www.instagram.com/p/Cyswwd8OOzq/
Nota de pesar: falecimento de Cris Serra
A Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT+ vem com muita tristeza comunicar o falecimento de @cris.serra na madrugada deste domingo, 22 de outubro de 2023, de Cris Serra, nossa primeira coordenadora nacional. A RNGCLGBT+ manifesta nota de pesar e se solidariza com familiares e amigos pelo falecimento.
Cris Serra (Foto: Frame do vídeo do YoutTube)
Cris Serra, como era conhecida, era psicóloga, doutora em saúde coletiva, pesquisadora de gênero e religião e ativista do movimento dos católicos LGBTQIAPN+. Nossa irmã em Cristo estava internada no Rio de Janeiro e lutava há alguns anos contra o câncer.
Membro do Diversidade Católica do Rio de Janeiro desde 2008, Cris que tem uma trajetória de de militância e liderança integrou a primeira coordenação da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT+ de 2018 a 2021. Foi ainda do board da Global Network of Rainbow Catholics entre 2020 e 2022.
Pesquisadora de gênero e religião, publicou "Viemos pra comungar: os grupos de católicos LGBT brasileiros e suas estratégias de permanência na igreja", pela Metanoia Editora. A próxima publicação seria sua tese de doutorado, “Para que tenhamos vida: saberes e fazeres de coletivos cristãos de feministas e de dissidentes de gênero e sexualidade no Brasil". Cris fazia parte ainda da rede de ativistas Católicas pelo Direito de Decidir.
“Que redes, conexões, encontros e diálogos sigam sendo costurados com diligência e obstinação, e que gerem bons frutos. Porque pelos frutos se conhecerá a árvore. Que o sonho de um país mais justo nos guie em tempos de luta”, Cris Serra.
Cris, te amamos!
Brasília, 22 de outubro de 2023.
Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT+
Abraço Cristão RJ
Arco da Aliança – Diversidade Católica de Maringá
Cristãos pela Diversidade BH
Diversidade Católica do Rio de Janeiro
Diversidade Cristã Brasília
Diversidade Cristã Recife
Diversidade Cristã de Teresina
Diversidade Cristã Nova Iguaçu
Diversidade Católica de Ribeirão Preto e região
Diversidade Católica de Fortaleza
Diversidade Católica de Belo Horizonte
Diversidade Católica Campinas
Diversidade Católica Baixada Santista
Grupo de Ação Pastoral da Diversidade São Paulo
Grupo de Ação Pastoral da Diversidade – Guarulhos
Grupo Católico de Acompanhamento Pastoral com Pessoas LGBT - PR
Grupo Porta da Misericórdia - CE
Grupo Filho de Davi - CE
Grupo de Acolhimento Pastoral LGBTIA+ Bom Pastor - Duque de Caxias/RJ
Movimento Pastoral LGBT+ Marielle Franco - SP
Núcleo Madalenas
Núcleo Santa Clara
Núcleo Aparecida
Prisma da Fé - DF
Nota do IHU
Cris Serra esteve no Instituto Humanitas Unisinos - IHU em 2019, apresentando o livro Viemos pra comungar. A palestra está disponível abaixo.
fonte: https://www.ihu.unisinos.br/633486-nota-de-pesar-falecimento-de-cris-serra
A Associação Brasileira de Estudos da Trans-Homocultura - ABETH expressa pêsames aos familiares e amigos de Cris Serra, psicólogue, doutore em Saúde Coletiva, ativista da Católicas pelo Direito de Decidir, e integrante da coordenação da Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT e da Global Network of Rainbow Catholics.
Além do importante trabalho de enfrentamento ao fundamentalismo religioso anti-LGBTI+, Cris desenvolvia pesquisa fundamental acerca das disputas de narrativas cristãs sobre gênero e sexualidade no Brasil dos anos 2010.
Nossos sinceros sentimentos pela perda.
https://www.instagram.com/p/CytfxeTpwUX/