Quase lá: UFSC: Mulher Fatal

Imortalizada pelo cinema e pela literatura policial das primeiras décadas do século XX, a Femme Fatale, ainda hoje impacta a produção cultural e a visão de mundo da sociedade sobre as mulheres.

 Inspirada em personagens muito antigas, a mulher fatal é um arquétipo dos perigos que alguns comportamentos femininos supostamente teriam para toda a sociedade. Porém, mais que destacar a Femme Fatale, a função deste arquétipo é destacar outro papel feminino: a mulher cativa.

As origens, apogeu e vestígios da mulher fatal são o tema do novo episódio do Cientificamente Falando, produção da Agência de Comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina (Agecom/UFSC) que debate conceitos e categorias científicas de forma didática, com referências ao cotidiano e à cultura pop, em uma linguagem contemporânea e em vídeos animados.

Assista


Artigos do CFEMEA

Coloque seu email em nossa lista

lia zanotta4
CLIQUE E LEIA:

Lia Zanotta

A maternidade desejada é a única possibilidade de aquietar corações e mentes. A maternidade desejada depende de circunstâncias e momentos e se dá entre possibilidades e impossibilidades. Como num mundo onde se afirmam a igualdade de direitos de gênero e raça quer-se impor a maternidade obrigatória às mulheres?

ivone gebara religiosas pelos direitos

Nesses tempos de mares conturbados não há calmaria, não há possibilidade de se esconder dos conflitos, de não cair nos abismos das acusações e divisões sobretudo frente a certos problemas que a vida insiste em nos apresentar. O diálogo, a compreensão mútua, a solidariedade real, o amor ao próximo correm o risco de se tornarem palavras vazias sobretudo na boca dos que se julgam seus representantes.

Violência contra as mulheres em dados

Cfemea Perfil Parlamentar

Direitos Sexuais e Reprodutivos

logo ulf4

Logomarca NPNM

Cfemea Perfil Parlamentar

Informe sobre o monitoramento do Congresso Nacional maio-junho 2023

legalizar aborto

...