A Universidade Católica de Goiás, em parceria com o Ministério da Educação - MEC/SESU por meio do Programa Interdisciplinar da Mulher - Estudos e Pesquisas (PIM-EP), realizou o I Seminário Formação Política de Mulheres para Atuação Igualitária nas Instâncias Decisórias nos Municípios Goianos. O evento deu prosseguimento ao trabalho sobre a formação política da mulher abordada na campanha Mulheres Sem Medo do Poder no Brasil e em Goiás, 1996.
A conferência Movimento de Mulheres e Participação Política, proferida pela socióloga Almira Rodrigues, diretora colegiada do CFEMEA, abriu o seminário suscitando nas prefeitas e vereadoras uma rica troca de depoimentos e relatos de experiências que serviu para elucidar teórica e praticamente a vivência dessas mulheres que ora ocupam o poder e influenciam nas decisões de seus municípios.
A conferência Violência Doméstica e sexual enquanto uma questão de poder público, ministrada por Márcia Camargo revelou a necessidade de se trabalhar essa questão mediante as "Casas Abrigos" e a implementação de um serviço de atendimento em cada município às vítimas da violência doméstica.
O caráter inédito do seminário residiu na preocupação em destacar a importância da mulher no cenário político. Enfocou, especialmente, a diferença entre a ação social e o papel social político e organizado que agora exercem. A formação política das mulheres goianas no âmbito do Legislativo e Executivo, embasada na análise das relações de gênero, foi a tônica do seminário.
Maiores informações com Maria José, coordenadora do PIM-EP. Telefone (62) 227-1068.