Este ano o CFEMEA comemora 20 anos. Estamos preparando uma série de atividades e publicações que marcam o aniversário em meio a uma conjuntura econômica mundial desfavorável, e de circunstâncias políticas que atrasam a consolidação da convivência democrática rumo à equidade de gêneros.
Apresentamos nossas demandas feministas nos eventos organizados no Fórum Social Mundial, em Belém (PA). Mais uma vez estivemos envolvidas com a pauta de defesa de ampliação de direitos, igualdade e justiça. Aprofundando a reflexão e a experimentação de uma outra cultura política para a transformação social.
Nas eleições das Mesas Diretoras do Congresso, analisadas na nossa página de Política, nenhuma referência foi posta em relação a demandas das mulheres. Mostraram que ainda estamos em tempo de exigir uma postura de abertura democrática e participativa nas esferas de Poder.
Agregamos sinais positivos. Duas senadoras da República foram empossadas como vice - presidentes da Mesa do Senado Federal. Na Câmara, o caminho ainda é mais longo. Uma deputada será ouvinte no Colégio de Líderes e há um compromisso de criar uma Procuradoria Parlamentar da Mulher, vinculada à Mesa Diretora. Porém, nenhuma está ocupando os cargos formais de direção.
Nessa mesma Câmara de Deputados, existe a disposição formal de criação de uma CPI do Aborto. Movimentos feministas e de mulheres já se manifestaram incisivamente contra esta iniciativa. Através de atos públicos e manifestações escritas, reivindica-se o arquivamento da CPI por entenderem que essa medida faz parte de um processo persecutório e de criminalização, que atenta contra os direitos humanos das mulheres.
No Artigo dessa edição trazemos o Balanço da XI Conferência de DDHH e perspectiva para a construção do PNDH. Questões complexas como temas afetos à saúde das mulheres negras estão tratadas na entrevista com a médica e coordenadora da ONG Criola, Jurema Werneck.
A produção legislativa de 2008 mais uma vez foi tímida em relação à ampliação dos direitos das mulheres. Veja o quadro da matéria de capa desta edição sobre as principais leis aprovadas no ano de 2008. Ainda falando em lei, a página Na Lei e na Vida traz uma análise do Orçamento deste ano à luz das demandas por mais recursos e políticas públicas de gênero e raça, e mostra os principais ganhos e desafios para a execução dessas políticas em 2009.