Menina
Que brilha. Que vida. Querida.
Que sente. Que mente. Que pena.
Que cena. Que sina. Que sonha.
Sozinha.
(parte da poesia vencedora)
A Anis (Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero), em parceria com a Universidade Católica de Brasília realizou, entre os dias 28 e 31 de maio, a 1ª Semana de Direitos de Mulheres e Meninas: Cidadania e Saúde em Brasília. A Ong preparou o evento para comemorar o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, 28 de maio, que incluiu concurso de contos, fotografias, poesias e ensaios, além de debates, oficinas e lançamento de livros.
Foi uma surpresa! Conseguimos público maior do que esperávamos, e mais diverso também, avalia Débora Diniz, da Anis. Foram mais de 100 participantes inscrit@s: adolescentes, donas-de-casa, advogad@s, médic@s, sociólog@s, legisladores, artistas.
A mesa redonda Tecnologias Reprodutivas, Legislativo e Ética contou com a participação da profa. Dra. do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Marilena Corrêa; do promotor do Distrito Federal Diaulas Ribeiro; e da socióloga, assessora parlamentar do CFEMEA, Elisabeth Saar. A preocupação das feministas é assegurar a saúde das mulheres e os direitos já conquistados no desafio que é a regulamentação, controle e implementação de políticas públicas específicas para as novas tecnologias reprodutivas.
Herivaldo Vilela foi o vencedor na categoria fotografia. Ele é presidiário, cumpre sua pena em regime semi-aberto e cursa Direito no UniCeub, com bolsa concedida pela Faculdade em Brasília. O 1º lugar na categoria poesia foi para Volte Menina Preposição Rua de Francisco Gollo, estudante universitário de 19 anos. O estudante Cristiano de Souza, 24 anos, ganhou na categoria conto.