Como informou a última edição do FÊMEA, realizou-se em outubro, no Uruguai, o Seminário Regional 5 Anos após Beijing - Agenda das Mulheres para o Novo Milênio. A seguir, apresentamos as conclusões deste Seminário sobre as áreas e temas críticos para o movimento de mulheres, que devem ser instalados na agenda regional, visando o fortalecimento da democracia, bem como a justiça econômica e de gênero.
No evento, estiveram reunidas articulações de mulheres da Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.
- Intervir nos debates da agenda democrática de nossos países: descentralização, reforma do estado, justiça econômica, transparência nas instituições e no sistema jurídico.
- Abrir espaço para que se discuta a violência urbana sobre uma perspectiva de segurança cidadã, confrontando visões conservadoras e policialescas sobre esta questão.
- Buscar incorporar à discussão do movimento de mulheres os efeitos dos acordos multilaterais de crédito e sua incidência nas condições de vida das nossas sociedades.
- Transcender a estrutura guetizada da problemática das mulheres visando dar enfoque transversal às mudanças das relações de gênero.
- Considerar diferentes cenários adotando diferentes estratégias de negociação com os estados, pensando-se a denúncia, a pressão e a negociação como ações complementares de empoderamento.
- Destacar temas prioritários pendentes da Plataforma de Ação Mundial aprovada em Beijing´95, reinsta-lando-os no debate, haja vista que esta Plataforma continua sendo um importante eixo de trabalho.