Quase lá: 25 de Novembro - Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher

O dia foi definido no I Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe, realizado em 1981, em Bogotá, Colômbia. A data foi escolhida para lembrar as irmãs Mirabal (Pátria, Minerva e Maria Teresa), assassinadas pela ditadura de Leônidas Trujillo na República Dominicana. Em 25 de novembro de 1991, foi iniciada a Campanha Mundial pelos Direitos Humanos das Mulheres, sob a coordenação do Centro de Liderança Global da Mulher, que propôs os 16 Dias de Ativismo em face da Violência contra as Mulheres, começando no dia 25 de novembro e encerrando no dia 10 de dezembro, data de aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948.

Esse período foi escolhido para marcar a luta pela erradicação da violência contra as mulheres e garantia dos direitos humanos. No Brasil, a Campanha começa mais cedo, em 20 de novembro - Dia Nacional da Consciência Negra - para destacar a dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras. O Dia Mundial de Combate à AIDS - 1º de dezembro - tod@s se mobilizam para promover ações de combate à doença. Estatísticas indicam crescimento significativo e preocupante de casos de mulheres contaminadas, inclusive no Brasil, fato que levou o Governo a lançar o Plano de Enfrentamento da Feminização da AIDS e outras DST.

Dia 6 de dezembro ocorreu o Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá), em 1989, com 14 estudantes assassinadas. O massacre tornou-se símbolo da injustiça contra as mulheres e inspirou a criação da Campanha do Laço Branco, mobilização mundial de homens pelo fim da violência contra as mulheres. No Brasil, a partir de 2007, esse é o Dia de Mobilização com essa mesma finalidade (Lei nº 11.489, de 20/06/2007). E no dia 10 de dezembro, comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos, pois em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos foi adotada pela Organização das Nações Unidas (ONU), como resposta à violência da Segunda Guerra Mundial. Os artigos da Declaração fundamentaram inúmeros tratados e dispositivos voltados à proteção dos direitos fundamentais. A data lembra que violência contra as mulheres é uma violação dos direitos humanos.


...