Quase lá: Diálogos Contra o Racismo

A articulação dos Diálogos Contra o Racismo, da qual o CFEMEA também faz parte, reúne mais de 40 instituições da sociedade civil na luta pela igualdade racial no Brasil. Para isso, a articulação procura revelar o perfil da desigualdade racial no Brasil, demonstrando e discutindo as várias formas de guardar o racismo, provando que todas elas são nocivas, destrutivas e contagiosas.

Nesse sentido, no dia 11 de maio de 2006, foi lançada a 2ª fase da campanha "Onde você guarda seu racismo?" com a apresentação de situações cotidianas nas quais o racismo se revela. O objetivo desta fase da campanha é estimular as pessoas a identificarem seu próprio preconceito para se livrar dele. Segundo pesquisa realizada ainda na 1ª fase da campanha, apenas 4% da população brasileira admite ser racista, no entanto 87% d@s brasileir@s dizem que há racismo no Brasil.

A 1ª fase da campanha foi lançada em dezembro de 2004 e as organizações da sociedade civil reunidas no grupo Diálogos contra o Racismo consideram o saldo extremamente positivo. A iniciativa tem recebido o apoio de diversas organizações de todo o Brasil, como escolas, prefeituras, rádios, sindicatos, empresas e muitas pessoas. A campanha obteve a adesão de veículos como Rede Globo, Globonews, TV Educativa, TV Cultura, TV Senado, TV Câmara, TV Viva de Pernambuco, redes de cinema Cinemark e Estação, Rádio Mec, Rádio Fala Mulher e rádios comunitárias de vários estados: RJ, BA, ES, PE, PA, Brasília, SP e RS. Além disso, foram distribuídos 85 mil folhetos, 10 mil bottons, 5 mil cartazes, 50 busdoors e 50 outdoors. No último ano, o site da campanha recebeu mais de 64 mil visitas e tem sido importante meio de diálogo sobre o problema do racismo.

É possível participar e baixar os spots das duas fases da campanha pelos endereços www.dialogoscontraoracismo.org.br e www.ibase.br/modules.php?name=Conteudo&pid=39.

Informações do sítio eletrônico da campanha.


...