Quase lá: CFEMEA

Documentos do CFEMEA

Documentos, Posicionamentos, Políticas

Política de Proteção e Cuidado
 48 Baixados
 168 Byte

O Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), inspirado nas Políticas de Salvaguarda que atualmente têm sido amplamente consideradas pelas instituições e organizações ao redor do mundo, torna pública por meio deste documento a sua Política de Proteção e Cuidado, reafirmando o seu compromisso com a dignidade, a integridade, o respeito e os direitos humanos de todas as pessoas – adultas e crianças – com as quais mantém relações pontuais, periódicas ou permanentes.

O conceito de política de salvaguarda surgiu na década de 1980, no Reino Unido, como forma de reforçar a conscientização sobre o abuso, a exploração e a negligência contra crianças e adolescentes. Naquele contexto, havia um reconhecimento crescente de que situações degradantes envolvendo crianças não eram apenas individuais, mas também sistêmicas.

No Brasil, o conceito foi incorporado ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em 1990. O ECA estabelece que todas as instituições que trabalham com crianças e adolescentes devem ter uma Política de Salvaguarda. Neste documento, ampliamos essa ideia estendendo o compromisso de salvaguardar todas as relações, reafirmando nosso compromisso com os direitos humanos, o feminismo, o antirracismo, o anticapacitismo e contra todas e quaisquer formas de dominação, abuso e opressão.

CUIDADO ENTRE ATIVISTAS - TECENDO REDES PARA A RESISTÊNCIA FEMINISTA
GUACIRA OLIVEIRA e JELENA DORDEVIC
CFEMEA
BRASÍLIA/DF | 2015

 

Gostaríamos de dedicar esta publicação
à memória de Sunila Abeysekera, nossa amiga
querida, ativista feminista do Siri Lanka, que
liderou e formulou propostas fundamentais
à organização da Coalizão Internacional
de Defensoras de Direitos Humanos e à
mobilização da Campanha Internacional
pelos Direitos Humanos das Mulheres.
Continuaremos inspiradas por
sua amorosidade e visão estratégica.

É o primeiro  do novo Ciclo do CFEMEA, inaugurado em 2015 e orientado à sustentabilidade do ativismo feminista e das mulheres. Essa orientação está sendo seguida em duas linhas de ação: o desenvolvimento da dimensão política do autocuidado e do cuidado entre ativistas e militantes; e a formação política feminista.

Com essa publicação queremos compartilhar o que acumulamos até agora: referências, reflexões e trocas relacionadas ao cuidado entre ativistas e militantes.

Partimos de uma das ideias basilares do feminismo: o pessoal é político, para aprofundar esse debate e experimentar outras possibilidades de radicalizar o nosso fazer político contracultural e contra-hegemônico, organizar e mobilizar as lutas.

Estamos em pleno processo de construção e já fizemos algumas sínteses. Para tanto, bebemos de muitas fontes da práxis feminista e outras iniciativas do campo compromissado com a transformação social.

 

...